Logotipo do repositório
 

Publicação:
O resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamental

dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima da [UNESP]
dc.contributor.authorMenin, Ana Maria da Costa Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:34Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:34Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA leitura e a produção textual têm sido alvo de grandes discussões por parte de educadores que atribuem o fracasso escolar ao aluno pelo fato de não saberem ler escrever. O que sabemos é que a leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de significados do texto, através dos seus objetivos, do conhecimento prévio. A leitura continuada e significativa leva o leitor a escrever com mais eficiência, pois a possibilidade de produzir bons textos tem sua origem na prática da leitura, espaço da construção de intertextualidade e fonte de referências modelizadoras.O presente estudo resulta de uma pesquisa de mestrado em Educação, na Unesp de Presidente Prudente, na linha de pesquisa: Formação de Professores. A observação cotidiana das salas de aula e do contexto escolar contribuiu para aprofundar o estudo das relações entre leitura e produção textual; verificar instrumentos de leitura e produção textuais utilizados na sala de aula de 5ª série (agora 6º ano, nova nomenclatura) e na 6ª série (7º ano), em uma Escola Estadual na D. E de São José do Rio Preto; e observar se tais instrumentos corroboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores. Foram utilizados para a coleta desses dados: questionários aplicados a professores, alunos e uma bibliotecária; observação em sala de aula e análise documental. Ao final da pesquisa, constato que ninguém escreve do nada, que os instrumentos de leitura utilizados em sala de aula colaboram para a formação eficiente de alunos leitores e escritores, desde que essas atividades sejam planejadas e que os professores obtenham conhecimentos teóricos - metodológicos sobre o assunto.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Presidente Prudente
dc.format.extent3558-3568
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 3558-3568
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-3558-3568.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140011
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectProdução textualpt
dc.subjectPrática pedagógicapt
dc.titleO resgate de uma prática pedagógica significativa em leitura e produção de textos no 6º ano e no 7º ano do ensino fundamentalpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2236-9708-2011-3558-3568.pdf
Tamanho:
36.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format