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Publicação:
Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares

dc.contributor.authorFigueiredo, Carolina Gulyas [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:38Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:38Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo investigar e esclarecer como ocorre a formação de professores no âmbito da pedagogia Waldorf. O presente estudo está articulado a uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar como ocorre o ensino de ciências para e na pedagogia Waldorf. A formação de professores Waldorf iniciou-se em 1970, em São Paulo. Desde então foi oficializado e é oferecido em vários estados do Brasil. A formação do professor é um fator determinante na pedagogia Waldorf, pois ele deve ter conhecimento não somente do currículo proposto, mas também de como ocorre o desenvolvimento do ser humano de acordo com Steiner, sendo o responsável por guiar estes alunos para a construção de um ser humano dotado de valores morais, culturais e cognitivos. A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo inteiro e possui 25 instituições escolares oficiais no Brasil. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.format.extent3137-3144
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3137-3144
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-3137-3144.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes2431034310174335
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141589
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPedagogia Waldorfpt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectAntroposofiapt
dc.titleFormação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olharespt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2431034310174335
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

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