Publicação: Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares
dc.contributor.author | Figueiredo, Carolina Gulyas [UNESP] | |
dc.contributor.author | Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:38Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:38Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo investigar e esclarecer como ocorre a formação de professores no âmbito da pedagogia Waldorf. O presente estudo está articulado a uma dissertação de mestrado, em desenvolvimento, que tem por objetivo investigar como ocorre o ensino de ciências para e na pedagogia Waldorf. A formação de professores Waldorf iniciou-se em 1970, em São Paulo. Desde então foi oficializado e é oferecido em vários estados do Brasil. A formação do professor é um fator determinante na pedagogia Waldorf, pois ele deve ter conhecimento não somente do currículo proposto, mas também de como ocorre o desenvolvimento do ser humano de acordo com Steiner, sendo o responsável por guiar estes alunos para a construção de um ser humano dotado de valores morais, culturais e cognitivos. A pedagogia Waldorf, criada em 1919 na Alemanha, por Rudolf Steiner, está presente no mundo inteiro e possui 25 instituições escolares oficiais no Brasil. Baseada na antroposofia, possui uma estratégia pedagógica que inclui o desenvolvimento físico, psicoemocional e espiritual do aluno. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 3137-3144 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3137-3144 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-3137-3144.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 2431034310174335 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141589 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Pedagogia Waldorf | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Antroposofia | pt |
dc.title | Formação de professores Waldorf no Brasil: primeiros olhares | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 2431034310174335 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Educação - IBB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-3137-3144.pdf
- Tamanho:
- 536.29 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format