Protocolos de tratamento das alterações palatinas transversais em crianças: revisão da literatura
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Data
Autores
Orientador
Marques, Fernanda Vicioni 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araçatuba - FOA - Odontologia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho tem como objetivo analisar e rever a literatura acerca do tratamento de problemas transversais palatinos na ortodontia infantil, as quais visam corrigir discrepâncias na largura da arcada dentária. As técnicas mais comuns incluem o uso de expansores palatinos, que aumentam a largura do arco maxilar para alinhar adequadamente as arcadas superior e inferior. As intervenções durante a fase de crescimento são mais eficazes devido à maior plasticidade óssea das crianças. Além de melhorar a estética, esses tratamentos facilitam a mastigação e a fala, prevenindo problemas futuros na oclusão e na saúde bucal geral.
Resumo (inglês)
This work aims to analyze and review the literature on the treatment of transverse palatal problems in pediatric orthodontics, which aim to correct discrepancies in the width of the dental arch. The most common techniques include the use of palatal expanders, which increase the width of the maxillary arch to properly align the upper and lower arches. Interventions during the growth phase are more effective due to children's greater bone plasticity. In addition to improving aesthetics, these treatments facilitate chewing and speaking, preventing future problems with occlusion and general oral health.
Descrição
Palavras-chave
Má oclusão, Ortodontia, Técnica de expansão palatina, Orthodontics
Idioma
Português
Citação
SILVA, L.C.C. Protocolos de tratamento das alterações palatinas transversais em crianças: revisão da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) – Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, 2025.

