Práticas colaborativas para uma educação inclusiva: espaço digital de formação continuada para docentes
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Data
Autores
Orientador
Barros, Daniela Melaré Vieira 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Inclusiva - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta investigação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI, tem como objetivo analisar o impacto da colaboração entre docentes no processo de formação continuada, com ênfase no uso de tecnologias para estudantes com deficiência em salas de aula inclusivas. A investigação parte do pressuposto de que a troca de experiências entre docentes fortalece práticas pedagógicas e contribui para a personalização do ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, realizada na rede municipal de ensino de Praia Grande (SP). Os dados foram obtidos por meio da análise de registros pedagógicos quinzenais, documentos institucionais e produções docentes compartilhadas em ambiente digital coletivo. O estudo descreve ainda a proposta de desenvolvimento de um ambiente virtual colaborativo, a ser implementado posteriormente na plataforma Padlet, com o objetivo de sistematizar e difundir práticas pedagógicas inclusivas. Considerando a disponibilidade de recursos tecnológicos na rede municipal como tablets, Chromebooks e acesso à internet, a investigação também busca incentivar o uso efetivo dessas ferramentas no cotidiano escolar docente. Os resultados apontam que a construção de um ambiente colaborativo favorece a apropriação de práticas pedagógicas inclusivas, ampliando o repertório docente e fortalecendo a autonomia na implementação de recursos tecnológicos acessíveis. Conclui-se que a colaboração estruturada entre professores, aliada à formação mediada por tecnologia, constitui um caminho promissor para consolidar uma educação inclusiva de qualidade.
Resumo (inglês)
This research, developed within the scope of the Professional Master's Program in Inclusive Education – PROFEI, aims to analyze the impact of teacher collaboration in the process of continuing education, with an emphasis on the use of technologies for students with disabilities in inclusive classrooms. The investigation is based on the premise that the exchange of experiences among teachers strengthens pedagogical practices and contributes to the personalization of teaching. It is a qualitative study of a documentary nature, conducted within the municipal education network of Praia Grande (São Paulo, Brazil). Data were collected through the analysis of biweekly pedagogical reports, institutional documents, and teaching materials shared in a collective digital environment. The study also presents the proposal for the future development of a collaborative virtual environment, to be implemented on the Padlet platform, aimed at systematizing and disseminating inclusive pedagogical practices. Considering the availability of technological resources in the local school system—such as tablets, Chromebooks, and internet access—this research also seeks to encourage the effective use of these tools in teachers' everyday practices. The results indicate that the construction of a collaborative environment supports the adoption of inclusive pedagogical practices, expands the professional repertoire of teachers, and enhances their autonomy in implementing accessible technological resources. It is concluded that structured collaboration among educators, combined with technology-mediated training, represents a promising path toward the consolidation of high-quality inclusive education.
Descrição
Palavras-chave
Educação inclusiva, Ensino colaborativo, Formação continuada docente, Aplicativo Padlet, Tecnologias digitais, Inclusive education, Collaborative teaching, Continuing teacher education, Padlet, Digital technologies
Idioma
Português
Citação
NUNES, Elaine da Silva. Práticas colaborativas para uma educação inclusiva: espaço digital de formação continuada para docentes. Orientador: Daniela Melaré Vieira Barros. 2025. 99 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

