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Publicação:
Elaboração e efeitos de um programa de intervenção sensório-motora em crianças com transtornos de aprendizagem

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Orientador

Figueiredo, Gabriella Andreeta

Coorientador

Barela, José Angelo

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Educação Física

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

É durante a infância, sobretudo no início do processo de escolarização, que as crianças começam a aprimorar habilidades motoras que as possibilitam ter um amplo domínio de seus corpos em diferentes atividades. Rosa Neto et al. (2010) mostram que o cognitivo, ou seja, aquilo que a criança é capaz de aprender, está atrelado ao motor, o que a criança é capaz de realizar. Assim, tendo um bom controle motor, a criança passa a construir noções básicas para o seu desenvolvimento intelectual. Em contrapartida, uma vez que a criança tenha indicadores de algum tipo de transtorno ou dificuldades na aprendizagem, ela pode vir a apresentar um desenvolvimento mais tardio nas funções motoras e cognitivas (como a leitura) quando comparadas a crianças situadas dentro dos parâmetros de normalidade. Estudos como de Oliveira e Capellini (2013) mostram que distúrbios de aprendizagem como a dislexia e o TDAH podem comprometer o desenvolvimento motor das crianças. Levando-se isso em consideração, o presente estudo teve como objetivo elaborar e examinar o efeito de um programa de intervenção sensório-motora e de treinamento do movimento dos olhos no comportamento motor e no desempenho da leitura de crianças com transtornos de aprendizagem. Participaram do estudo 9 crianças diagnosticadas com transtornos de aprendizagem (7 com dislexia e 3 com dislexia e TDAH), com idade de 11,1 anos (±2,2). Inicialmente, elas foram avaliadas (T1) quanto ao tempo de leitura e realizaram testes neuropsicológicos, de coordenação manual e de agilidade. Posteriormente, ao longo de 8 semanas, elas participaram de um programa de intervenção com atividades motoras (envolvendo a prática de habilidades motoras específicas) e com treinamento do movimento dos olhos (a partir de jogos eletrônicos). Após o período de 8 semanas, os alunos passaram novamente pelas avaliações (T2) realizadas antes da intervenção. Comparação entre as duas avaliações (T1 e T2) mostraram que os testes neuropsicológicos, com exceção do teste de nomeação rápida, não tiveram mudanças significativas pós intervenção. Do mesmo modo, os testes motores (teste dos 9 pinos e teste do quadrado) não apresentaram mudanças significativas. O teste de leitura, por sua vez, mostrou um resultado positivo após a intervenção, apresentando um menor tempo de leitura em decorrência de uma diminuição da duração das fixações durante a tarefa de ler. Com isso, foi possível concluir que intervenção sensório-motora combinada com o treinamento do movimento dos olhos mostra-se eficiente para a melhora da leitura de crianças com dislexia e/ou TDAH.

Resumo (inglês)

During childhood, especially in the early stages of schooling, children begin to enhance their motor skills, enabling them to have a broad mastery of their bodies in various activities. Rosa Neto et al. (2010) show that cognitive abilities, or what a child is capable of learning, are linked to motor skills, what a child can accomplish. Thus, with good motor control, a child starts to build basic concepts for their intellectual development. Conversely, when a child shows indicators of any learning disorder or difficulties, they may experience delayed development in both motor and cognitive functions (such as reading) when compared to children within the parameters of normality. Studies like Oliveira and Capellini (2013) demonstrate that learning disorders such as dyslexia and ADHD can affect children's motor development. Taking this into consideration, the present study aimed to develop and examine the effect of a sensory-motor intervention program and eye movement training on the motor behavior and reading performance of children with learning disorders. Nine children diagnosed with learning disorders participated in the study (7 with dyslexia and 3 with dyslexia and ADHD), with an average age of 11.1 years (±2.2). Initially, they were assessed (T1) for reading time and underwent neuropsychological tests, manual coordination, and agility tests. Subsequently, over 8 weeks, they participated in an intervention program with motor activities (involving the practice of specific motor skills) and eye movement training (using electronic games). After the 8-week period, the students were assessed again (T2), as they were before the intervention. Comparing the two assessments (T1 and T2), it was found that the neuropsychological tests, except for the rapid naming test, did not show significant changes post-intervention. Similarly, the motor tests (9-pin test and square test) did not exhibit significant changes. The reading test, on the other hand, showed a positive result after the intervention, with a shorter reading time due to a decrease in the duration of fixations during the reading task. Therefore, it can be concluded that sensory-motor intervention combined with eye movement training is effective in improving the reading skills of children with dyslexia and/or ADHD.

Descrição

Palavras-chave

Dislexia, TDAH, Intervenção sensório-motora, Treinamento oculomotor, Dyslexia, ADHD, Sensory-motor intervention, Oculomotor training

Idioma

Português

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