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Publicação:
HOMENS "NO LAR" OU HOMENS "DO LAR"?: forma de vida do ator homem "dono de casa" na cultura brasileira

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Orientador

Nascimento, Edna Maria Fernandes dos Santos

Coorientador

Pós-graduação

Linguística e Língua Portuguesa - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Após notável propagação da figura actorial homem “do lar” empreendida pela mídia estrangeira nas últimas décadas, começou-se também a observá-la na cultura brasileira, sobretudo em textos da cultura de massa. Apesar de vista como “novidade” – ou justamente por isso –, muito pouca atenção foi dada, até o momento, à investigação dessa figura no meio acadêmico brasileiro. Sendo assim, compreendeu-se a proeminência de fazê-lo e, para tanto, compôs-se um córpus de pesquisa constituído por um texto publicitário, um livro de crônicas, um livro autobiográfico, uma edição de um programa do SBT, três edições de um quadro exibido em um programa da Rede Globo e uma edição de um programa da TV Brasil. Para estudar esse córpus, traçou-se por objetivo: 1) investigar a constituição dos papéis actanciais, temáticos e patêmicos do ator homem “do lar” e identificar a(s) forma(s) de vida por ele assumida(s) e/ou a ele atribuída(s) nos diferentes textos selecionados; 2) verificar quais as práticas semióticas (“femininas”) desempenhadas pelo ator homem “do lar” e analisar as estratégias enunciativas empregadas na legitimação discursiva dessas práticas e desse ator; 3) compreender como os diferentes enunciadores convocam os valores da moral que regem os comportamentos femininos e masculinos na sociedade brasileira: como tais valores são realizados, recuperando, assim, o “imaginário cultural” dessa sociedade, ou potencializados, dando lugar à manifestação de novos valores e de novas formas de vida. Como referencial teórico-metodológico adotou-se a semiótica francesa, com enfoque nos conceitos de “papel”, “ator”, “prática semiótica”, “forma de vida” e “práxis enunciativa”. Desse modo, verificou-se que, apesar de modalizado de forma distinta em cada um dos textos analisados, o ator homem “do lar” desempenha necessariamente os papéis temáticos “dono de casa”, “pai” e “marido” e, em muitos casos, um papel patêmico concebido por meio da manifestação da “vergonha”. Além disso, verificou-se que o ator desempenha práticas cotidianas relacionadas ao cuidado dos filhos e da casa e que a legitimização discursiva dessas práticas e desse ator é feita, dentre outros, por meio do humor, da confissão e da argumentação. Nessa perspectiva, confirmou-se uma tensão que muitas vezes se estabelece na constituição desse ator e da sua forma de vida, situados ambos entre a revolução e a manutenção dos estereótipos e de um modelo hegemônico de masculinidade. Tudo isso permite concluir que é entre oportunismo e oportunidade que a nova forma de vida emerge nos variados textos/discursos: ora o ator homem “do lar” assume o novo papel e a nova forma de vida mediante uma “visada estratégica”, isto é, em benefício próprio; ora os assume tão-somente de maneira provisória, mediante uma situação circunstancial, como o desemprego; ora os assume de maneira tímida, “secreta”, ainda dominado pela “vergonha”; ora finalmente os assume de maneira comprometida, engajada, abrindo efetivamente espaço para a problematização dos chamados papéis e práticas de gênero, bem como para a eficaz consolidação de uma nova forma de vida doméstica, quiçá desvinculada do ator feminino, livre das valorações negativas e inteiramente aberta a flutuações identitárias não mais definidas exclusivamente pela oposição entre “feminino” e “masculino”.

Resumo (inglês)

After the remarkable spread of the actorial figure “househusband” undertaken by foreign media in the past decades, such figure also started to be observed in the Brazilian culture, especially in texts of the mass culture. Although seen as “novelty” – or precisely because of this –, very little attention has been given, so far, to the investigation of this figure in the Brazilian academic environment. Consequently, the preeminence of this examination was understood, and for that purpose, a research corpus was constituted by integrating an advertising text, a book of chronicles, an autobiographical book, an edition of a TV show from SBT channel, three editions of a section of a TV program from Rede Globo channel and an edition of a show from TV Brasil channel as well. In order to study this corpus, some objectives were set: 1) to investigate the constitution of the actantial, the thematic and the pathemic roles of the actor “househusband” and to identify the form(s) of life assumed by him and/or attributed to him in the different selected texts; 2) to verify the semiotic (“female”) practices performed by the actor “househusband” and to analyze the enunciative strategies employed for the discursive legitimation of both these practices and of this actor; 3) to understand how the different enunciators call the moral values that rule the feminine and masculine behaviors in Brazilian society: how these values are realized, recovering the “cultural imaginary” of that society, or potentialized, giving rise to the manifestation of new values and new forms of life. For the theoretical-methodological reference, French semiotics was adopted, focusing on the concepts of “role”, “actor”, “semiotic practice”, “form of life” and “enunciative praxis”. Therefore, it was verified that, although modalized in a different way in each of the analyzed texts, the actor “househusband” necessarily plays the thematic roles of “housekeeper”, “father” and “husband” and, in many cases, a pathemic role conceived within the manifestation of “shame”. In addition, it was verified that not only the actor performs daily practices related to the care of the children and to household chores, but also that the discursive legitimization of these practices and of this actor is made, among others, through humor, confession and argumentation. In this perspective, it was confirmed a tension that often arises in the constitution of this actor and his form of life, both situated between the revolution and the maintenance of stereotypes and of a hegemonic model of masculinity. All this leads us to conclude that it is between opportunism and opportunity that the new form of life emerges in the various texts/discourses: sometimes the actor takes on the new role and on the new form of life through a “strategic point”, that is, for his own benefit; sometimes he assumes them only temporarily, through a circumstantial situation, such as unemployment; sometimees he assumes them in a shy, “secret” way, still dominated by shame; sometimes he assumes them in a committed, engaged way, effectively opening space for the problematization of the so-called gender roles and practices, as well as for the effective consolidation of a new domestic form of life, perhaps detached from the female actor, from the negative values and entirely opened to identity fluctuations no longer defined exclusively by the opposition between “feminine” and “masculine”.

Resumo (francês)

Après une propagation remarquable de la figure actorielle de l’homme « au foyer » conduite par les médias étrangers pendant les dernières décennies, il a également été observé dans la culture brésilienne, surtout dans les textes de culture de masse. Bien que considérée comme une « nouveauté » - ou précisément à cause de cela -, peu d’attention y a été accordée, jusqu’à ce moment-là, à l’investigation de cette figure dans l’environnement académique brésilien. Par conséquent, l’importance de le faire a été compris dans ce travail et à cet effet un corpus de recherche a été composé d’un texte publicitaire, d’un livre de chroniques, d’un livre autobiographique, d’une édition d’un programme du SBT, de trois éditions d’une attraction montrée sur une émission de la Rede Globo et l’édition d’un programme de la TV Brasil. Afin d’étudier ce corpus, les objectifs étaitent: 1) d’investiguer la constitution des rôles actanciels, thématiques et pathémiques de l’acteur homme « au foyer » et d’identifier la ou les formes de vie qu’il a assumée(s) et/ou qui lui sont attribuée(s) dans les différents textes sélectionnés; 2) de vérifier les pratiques sémiotiques (« féminines ») jouées par l’acteur homme « au foyer » et d’analyser les stratégies énonciatives employées dans la légitimation discursive de ces pratiques et de cet acteur; 3) de comprendre comment les différents énonciateurs convoquent les valeurs de la morale qui régissent les comportements féminins et masculins de la société brésilienne: comment ces valeurs sont réalisées, recouvrant ainsi « l’imaginaire culturel » de cette société, ou potentialisées, donnant lieu à la manifestation de nouvelles valeurs et de nouvelles formes de vie. Pour le cadre théorique-méthodologique de cette recherche, la sémiotique française a été adoptée, en se concentrant sur les concepts de « rôle », « acteur », « pratique sémiotique », « forme de vie » et « praxis énonciative ». De cette façon, il a été vérifié que, bien que modalisé d’une manière différente dans chacun des textes analysés, l’acteur homme « au foyer » joue nécessairement les rôles thématiques de l’homme « au foyer », de « père » et de « mari » et, dans plusieurs cas, un rôle pathémique conçu à travers la manifestation de la « honte ». En outre, il a été vérifié que l’acteur joue des pratiques quotidiennes liées au soin des enfants et de la maison et que la légitimation discursive de ces pratiques et de cet acteur se fait, entre autres, à travers l’humour, la confession et l’argumentation. Dans cette perspective, il a été confirmé une tension qui est souvent établie dans la constitution de cet acteur et de sa forme de vie, tous les deux situés entre la révolution et le maintien des stéréotypes et d’un modèle hégémonique de masculinité. Tout cela nous permet de conclure que c’est entre l’opportunisme et l’opportunité que la nouvelle forme de vie émerge dans les divers textes/discours: soit l’acteur « au foyer » assume le nouveau rôle et la nouvelle forme de vie à travers une « visée stratégique », c’est-à-dire pour son propre avantage; soit il ne les assume qu’à titre provisoire, au moyen d’une situation circonstancielle, telle que le chômage; soit il les prend parfois de manière timide, « secrète », toujours dominé par la « honte »; ou il, finalement, les assume de manière engagée et intéressée, ouvrant effectivement un espace pour la problématisation des rôles et pratiques du genre, ainsi que pour la consolidation effective d’une nouvelle forme de vie domestique, peut-être détachée de l’acteur féminin, libre de toutes les valeurs négatives et entièrement ouverte aux fluctuations d’identité qui ne sont plus exclusivement définies par l’opposition «féminin» et «masculin»

Descrição

Palavras-chave

Semiótica francesa, Forma de vida, Ator homem “do lar”, Cultura brasileira, French semiotics, Form of life, Actor “househusband”, Brazilian culture

Idioma

Português

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