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A inclusão nas escolas de tempo integral: identidade e saberes docentes

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Orientador

Malheiro, Cícera Aparecida Lima

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa parte da tensão entre a complexidade da prática docente na educação inclusiva e a insuficiente valorização e compreensão institucional do papel desempenhado pelos professores de APE e AEE, especialmente em escolas de tempo integral. Para isso estabelece como objetivo geral: analisar o processo identitário e os saberes dos professores que atuam como professores de Apoio Pedagógico Especializado e professores de Atendimento Educacional Especializado nas escolas estaduais de tempo integral do município de Paranaíba, MS. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa, utilizando a metodologia da História Oral como estratégia principal para coleta e análise dos dados. Essa escolha metodológica possibilitou a escuta aprofundada das experiências e saberes de docentes que atuam como professores de Apoio Pedagógico Especializado (APE) e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), especificamente em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de escolas estaduais de tempo integral de um município de Mato Grosso do Sul. O método adotado permitiu acessar narrativas que revelam elementos constitutivos da identidade profissional dos participantes, bem como os desafios enfrentados na atuação inclusiva. O estudo foi desenvolvido em seis fases: (1) revisão da literatura, (2) pré-entrevista, (3) entrevista, (4) pós-entrevista, (5) análise dos dados e (6) elaboração do produto educacional. A revisão teórica subsidiou o entendimento sobre a identidade e os saberes docentes no AEE. Na fase de entrevistas, as participantes receberam previamente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os roteiros orientadores. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas posteriormente e acompanhadas por registros em caderno de campo. A análise foi realizada com base na História Oral Temática, permitindo identificar os significados atribuídos à formação e à prática docente. Participaram da pesquisa três professoras, sendo duas atuantes nas SRM e uma no APE. A seleção considerou critérios como tempo de atuação e indicação por pares, priorizando profissionais com experiência consolidada. Foram excluídos docentes com menos de um ano de atuação ou que não atuassem diretamente com estudantes público da educação especial. A interação ocorreu nos próprios espaços escolares, respeitando a escolha das participantes quanto ao local das entrevistas.A pesquisa se insere no contexto das escolas estaduais de tempo integral, buscando compreender como se dá a construção da identidade docente no âmbito da educação inclusiva. O produto educacional desenvolvido com base nos dados obtidos consiste em um curso de formação continuada intitulado “Identidade e Saberes Docentes na Educação Inclusiva”, pensado para fortalecer a prática dos profissionais que atuam com o AEE, considerando suas vivências e necessidades formativas. O curso será disponibilizado à Secretaria de Estado de Educação para possível implementação em formato online, respeitando as políticas e a realidade local. A pesquisa revelou que a identidade docente na Educação Especial é construída por experiências, afetos e desafios. Destacaram-se a importância da formação continuada, os saberes da prática, o reconhecimento profissional e a escuta sensível como pilares para atuação inclusiva. As narrativas evidenciaram criatividade, resiliência e compromisso ético dos docentes, reforçando que a valorização institucional e a colaboração são essenciais para fortalecer sua identidade e promover práticas inclusivas eficazes.

Resumo (inglês)

This research was carried out within the Graduate Program in Inclusive Education (PROFEI) at São Paulo State University and is part of the Research Line: Practices and Training Processes of Educators for Inclusive Education. The theme of teacher identity, intertwined with the knowledge constructed in practice and the experiences in full-time schools, emerges as a fertile field for understanding how teachers reframe their professional practice in the face of the challenges of inclusive education. This process is marked by advances and contradictions between national policies and state regulations, which often impact teachers’ work, rendering their pedagogical role invisible. In this context, the guiding research question is: how do the experiences of teachers in Specialized Pedagogical Support (APE) and Specialized Educational Assistance (AEE), in full-time schools, contribute to the constitution of teacher identity and the knowledge required for promoting inclusive education, considering the challenges and opportunities that arise in this context? The general objective is to analyze the identity-building process and the knowledge of teachers working with APE and AEE of full-time state schools in the municipality of Paranaíba, MS. The research adopted a qualitative approach and used Oral History as a method. Interviews were conducted with APE and AEE teachers in full-time schools. The narratives, recorded and transcribed, were analyzed through thematic analysis. The results revealed that the professional identity of APE and AEE teachers in full-time state schools of Paranaíba/MS is built upon the intertwining of personal trajectories, practical experiences, and continuing education. Challenges were identified, such as job precariousness, lack of institutional recognition, scarcity of resources, absence of collaborative planning, and gaps in initial training. Nevertheless, elements of resistance, creativity, and affective bonds emerged, sustaining the teaching work. The knowledge identified as essential went beyond technical expertise, encompassing empathy, sensitivity, attentive listening, and pedagogical creativity. A gap was also observed between the formalization of educational policies and their effective implementation in schools, highlighting the need for professional appreciation, contextualized continuing education, and institutional conditions that promote collaborative work and the recognition of these teachers’ roles. The educational product developed (a training course for APE and AEE teachers) was structured as an interactive formative proposal aimed at strengthening teacher identity and improving inclusive practices.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Educação inclusiva, Narrativas orais, Identidade docente, Teacher education, Inclusive education, Oral narratives, Teacher identity

Idioma

Português

Citação

CASTILHO, Mileidi Ferreira. A inclusão nas escolas de tempo integral: identidade e saberes docentes. Orientador: Cícera Aparecida Lima Malheiro. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


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