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Publicação:
Paralelização da técnica de extração de pontos de interesse FOAGDD utilizando a arquitetura CUDA

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Orientador

Sementille, Antonio Carlos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciência da Computação - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Consoante com o desenvolvimento tecnológico atual que, cada vez mais, solicita abordagens que conectem o meio analógico e digital de maneira interativa, ou seja, funcionando em tempo real, o presente trabalho busca auxiliar nesse cenário ao acelerar uma das técnicas de extração de pontos de interesse em imagem presente no estado da arte da categoria, uma vez que são densamente utilizadas em áreas como realidade aumentada, veículos autônomos, robôs de serviço, reconstrução 3D, e diversas outras que necessitam produzir resultados rápidos e frequentes. O método escolhido para o aperfeiçoamento é o extrator de cantos FOAGDD (First-order Anisotropic Gaussian Direction Derivative) e seu processo de otimização se sustentou na massiva paralelização possibilitada pela arquitetura CUDA (Compute Unified Device Architecture) da NVIDIA. Os resultados obtidos com a melhoria proposta se mostraram promissores. Primeiramente, a saída produzida pela implementação original do método e a paralelizada em CUDA se mostraram muito similares, após serem testadas e comparadas em um conjunto de 28 imagens. Por último, o código proposto trouxe um Speed-up no tempo de execução de aproximadamente 3190 (66,03 segundos → 20,70 milisegundos) em relação à implementação original do FOAGDD, utilizando como base uma imagem padronizada de resolução 512 × 512 pixels.

Resumo (inglês)

Cooperating with the current technological development that, more and more, requires approaches that connect the analog and digital medium in an interactive manner, that is, operating in real-time, the current work attempts to assist in this scenario by accelerating one of the interest point extraction techniques present in the state of the art of the category, since they are densely used in areas such as augmented reality, autonomous vehicles, service robots, 3D reconstructions, and several others that need to produce quick and frequent results. The method chosen for the improvement is the corner extractor FOAGDD (First-order Anisotropic Gaussian Direction Derivative), and its optimization process relied on the massive parallelization made possible by NVIDIA’s CUDA (Compute Unified Device Architecture) architecture. The results obtained with the proposed modifications have shown to be promising. First, the output produced by the original implementation of the method and the one parallelized in CUDA turned out to be very similar after being tested and compared in a set of 28 images. Finally, the proposed code brought a speedup in the runtime of approximately 3190 (66,03 seconds → 20,70 milliseconds) over the original implementation of FOAGDD, using as base a standardized image with a resolution of 512 × 512 pixels.

Descrição

Palavras-chave

Computação de alto desempenho, NVIDIA CUDA, Extrator de pontos de interesse, Visão computacional, High performance computing, Interest point detection

Idioma

Português

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