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Publicação:
Paralelização da técnica de extração de pontos de interesse FOAGDD utilizando a arquitetura CUDA

dc.contributor.advisorSementille, Antonio Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorStahl, Gustavo Henrique
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-01-30T11:19:44Z
dc.date.available2023-01-30T11:19:44Z
dc.date.issued2023-01-19
dc.description.abstractConsoante com o desenvolvimento tecnológico atual que, cada vez mais, solicita abordagens que conectem o meio analógico e digital de maneira interativa, ou seja, funcionando em tempo real, o presente trabalho busca auxiliar nesse cenário ao acelerar uma das técnicas de extração de pontos de interesse em imagem presente no estado da arte da categoria, uma vez que são densamente utilizadas em áreas como realidade aumentada, veículos autônomos, robôs de serviço, reconstrução 3D, e diversas outras que necessitam produzir resultados rápidos e frequentes. O método escolhido para o aperfeiçoamento é o extrator de cantos FOAGDD (First-order Anisotropic Gaussian Direction Derivative) e seu processo de otimização se sustentou na massiva paralelização possibilitada pela arquitetura CUDA (Compute Unified Device Architecture) da NVIDIA. Os resultados obtidos com a melhoria proposta se mostraram promissores. Primeiramente, a saída produzida pela implementação original do método e a paralelizada em CUDA se mostraram muito similares, após serem testadas e comparadas em um conjunto de 28 imagens. Por último, o código proposto trouxe um Speed-up no tempo de execução de aproximadamente 3190 (66,03 segundos → 20,70 milisegundos) em relação à implementação original do FOAGDD, utilizando como base uma imagem padronizada de resolução 512 × 512 pixels.pt
dc.description.abstractCooperating with the current technological development that, more and more, requires approaches that connect the analog and digital medium in an interactive manner, that is, operating in real-time, the current work attempts to assist in this scenario by accelerating one of the interest point extraction techniques present in the state of the art of the category, since they are densely used in areas such as augmented reality, autonomous vehicles, service robots, 3D reconstructions, and several others that need to produce quick and frequent results. The method chosen for the improvement is the corner extractor FOAGDD (First-order Anisotropic Gaussian Direction Derivative), and its optimization process relied on the massive parallelization made possible by NVIDIA’s CUDA (Compute Unified Device Architecture) architecture. The results obtained with the proposed modifications have shown to be promising. First, the output produced by the original implementation of the method and the one parallelized in CUDA turned out to be very similar after being tested and compared in a set of 28 images. Finally, the proposed code brought a speedup in the runtime of approximately 3190 (66,03 seconds → 20,70 milliseconds) over the original implementation of FOAGDD, using as base a standardized image with a resolution of 512 × 512 pixels.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/239092
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectComputação de alto desempenhopt
dc.subjectNVIDIA CUDApt
dc.subjectExtrator de pontos de interessept
dc.subjectVisão computacionalpt
dc.subjectHigh performance computingen
dc.subjectInterest point detectionen
dc.titleParalelização da técnica de extração de pontos de interesse FOAGDD utilizando a arquitetura CUDApt
dc.title.alternativeParallelization of the FOAGDD point of interest extraction technique using the CUDA architectureen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateCiência da Computação - FCpt

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