Logotipo do repositório
 

Publicação:
Tecnologias de informação e comunicação em cursos de pedagogia: diálogos entre os projetos político-pedagógicos e o ensino remoto emergencial

dc.contributor.advisorBizelli, José Luís [UNESP]
dc.contributor.advisorBelda, Francisco Rolfsen [UNESP]
dc.contributor.authorMartínez, Dayra Émile Guedes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-10-26T22:42:18Z
dc.date.available2022-10-26T22:42:18Z
dc.date.issued2022-08-30
dc.description.abstractA inserção de tecnologias de informação e comunicação no processo educativo assume diferentes facetas, entre elas a educação a distância e o ensino semipresencial, por vezes denominado de modalidade híbrida. Por conta da relevância na vida contemporânea, seja na atuação política, cultural, econômica ou na relação com o conhecimento, os saberes e ferramentas técnicas perpassam o processo de escolarização; isso é reconhecido nos parâmetros e diretrizes da educação brasileira e dos cursos de licenciatura. Por conta disso, a formação inicial deve abranger esses elementos. O objetivo deste trabalho é analisar como foi a dinâmica dos projetos político-pedagógicos de cursos de Licenciatura em Pedagogia durante a pandemia de COVID-19 quanto à integração de tecnologias na educação. Foram selecionadas universidades públicas paulistas, UNESP, UNICAMP e USP, em suas unidades que oferecem o curso. Enquanto pesquisa documental, as fontes dos dados foram os projetos político-pedagógicos, os eventuais documentos de adequação e alterações, as portarias e resoluções das universidades e seus portais sobre o ensino durante a pandemia. Verificou-se que os projetos atribuem diferentes níveis de importância e abordagens quanto às tecnologias na educação, mas todos os cursos contam com, pelo menos, uma disciplina obrigatória que se dedica a esse conteúdo. Com a interrupção das atividades presenciais de ensino, houve adaptações e transposições para o ambiente virtual – no que foi denominado de ensino remoto emergencial – e as atividades inexequíveis de maneira online foram postergadas. Apesar de apresentarem conteúdos relativos às tecnologias na educação, os projetos não foram suficientes para dar continuidade ao processo de ensino durante a crise sanitária, até porque não foram elaborados para tal circunstância atípica, e medidas institucionais de cada unidade e das universidades foram determinantes para a realização do ensino remoto. Ainda assim, os cursos não se afastaram por completo de seus projetos. Será interessante acompanhar as futuras ações institucionais advindas desse período de pandemia, sejam elas de aproximação e adaptação com as modalidades a distância e híbrida ou de distanciamento.pt
dc.description.abstractThe insertion of information and communication technologies in the educational process assumes different facets, including distance education and blended learning, sometimes called hybrid education. Due to its relevance in contemporary life, whether in political, cultural, economic activity and in the relationship with knowledge, technical knowledge and tools permeate the schooling process; this is recognized by the parameters and guidelines of Brazilian education and teacher training. Because of this, initial training must cover these elements. The purpose of this work is to analyze the dynamics of the political-pedagogical projects of Pedagogy courses during the COVID-19 pandemic regarding the integration of technologies in education. Public universities in São Paulo and their units that offer the course were selected: UNESP, UNICAMP and USP. As documentary research, the sources of the data were the political-pedagogical projects, the eventual documents of adequation and changes, the legal documents of the universities and their portals on teaching during the pandemic. It was found that the projects attribute different levels of importance and approaches to technologies in education, but all courses have at least one compulsory subject dedicated to this content. With the interruption of face-to-face teaching activities, there were adaptations and transpositions to the virtual environment - in what was called emergency remote teaching - and activities that were not feasible online were postponed. Despite presenting content related to technologies in education, the projects were not sufficient to continue the teaching process during the health crisis, especially because the projects were not designed for such an atypical circumstance, and institutional measures of each unit and universities were decisive to promote remote teaching. Even so, the courses have not completely departed from their projects. It will be interesting to follow the future institutional actions arising from this pandemic period, whether they would move closer to and adapt distance and hybrid education formats or move away.en
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/237238
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjecteducação e tecnologiapt
dc.subjectformação de professorespt
dc.subjectensino remoto emergencialpt
dc.subjectprojeto político-pedagógicopt
dc.subjectpandemia COVID-19pt
dc.subjecteducation and technologyen
dc.subjectteacher trainingen
dc.subjectemergency remote teachingen
dc.subjectpolitical-pedagogical projecten
dc.subjectCOVID-19 pandemicen
dc.titleTecnologias de informação e comunicação em cursos de pedagogia: diálogos entre os projetos político-pedagógicos e o ensino remoto emergencialpt
dc.title.alternativeInformation and communication technologies in Pedagogy courses: dialogues between the political-pedagogical projects and the emergency remote teachingen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaPolítica e Gestão Educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martinez_deg_dr_par_arafcl.pdf
Tamanho:
1.04 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martinez_deg_dr_int_arafcl.pdf
Tamanho:
3.73 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: