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Publicação:
Educação física na dialética apropriação e objetivação da cultura corporal: quem trabalha com seu corpo?

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Orientador

Prado Júnior, Milton Vieira do

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Educação Física - FC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

It was in the effort to understand a reality, several times frustrating, the purpose and orientation of our study. Consisting of explore and demystify the true relationship between a body culture of movement and capitalism with its chimerical, naturalized and cleverly cunning. The dialectic of formation and social influences supported by a capitalist vision of impulses to an emotional, functionalist and reproductive view (BRACHT, 1999) of information through the media (BETTI, 1998) and by the insatiable professional market. Take a critical view within a dialectical perspective that seeks to modify a social reality without doubt a challenge. An undeniable factor: it is easier to give in to capitalist pressure than to demonstrate misconceptions about this world view and to modify this professional practice today. By means of an empirical study we are guided by the analysis of the speeches of graduates at the end of the first year of their academic life, seeking to reveal their relationship with an area before entering the pedagogical process and after an initial experience in their area of professional training. The research methodology consisted of the field study with the application of a semi - structured questionnaire, using the open questions related to the universe of the body culture of movement...

Resumo (português)

Sobreveio no esforço de entender a realidade, diversas vezes frustrante, o propósito e orientação do nosso estudo. Consistindo em explorar e desmistificar as verdadeiras relações existentes entre a cultura corporal de movimento e o capitalismo com seu quimérico idealismo, naturalizado e inteligentemente ardiloso. A dialética da formação e das influências sociais suportadas por uma visão capitalista nos impulsiona para uma visão imediatista, funcionalista e reprodutora (BRACHT, 1999) de informações bombardeadas pela mídia (BETTI, 1998) e pelo insaciável mercado profissional. Assumir uma visão crítica dentro de uma perspectiva dialética que busca modificar a realidade social é sem dúvida um desafio. Um fato inegável: é mais fácil ceder à pressão capitalista do que demonstrar os equívocos desta visão de mundo e modificar esta prática profissional na atualidade. Por meio de estudo empírico nos pautamos pela análise dos discursos de graduandos no final do primeiro ano de sua vida acadêmica, buscando desvendar a sua relação com a área antes da entrada no processo pedagógico e após a vivência inicial em sua área de formação profissional. De cunho qualitativo, o método de pesquisa consistiu no estudo de campo com aplicação de questionário utilizando questões abertas relacionadas ao universo da cultura corporal de movimento...

Descrição

Palavras-chave

Educação fisica, Pedagogia critica, Materialismo historico

Idioma

Português

Como citar

FRANCISCO, Robson Sabbadini. Educação física na dialética apropriação e objetivação da cultura corporal: quem trabalha com seu corpo?. 2017. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (bacharelado - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.

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