O currículo paulista e as abordagens da relação homem natureza
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A Educação Ambiental tem sido tema de vários debates desde a década de 70, intensificando-se nos anos 90, principalmente após a Política Nacional de Educação Ambiental em 1999. O presente trabalho se baseia numa análise documental do no Currículo do Estado de São Paulo, no âmbito da Educação Ambiental, as abordagens presentes quando se trata da relação homem-natureza. O estudo é de natureza qualitativa, realizado a partir da análise documental exploratória realizada nos Cadernos do Professor (Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo), disponíveis na escola estaduais do Estado de São Paulo. Foram analisados os cadernos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, para o ensino de Ciências, buscando caracterizar a abordagem da relação homem-natureza e as possibilidades de trabalho apresentadas ao professor. O estudo revelou dados preocupantes, visto que apenas metade dos documentos analisados faz menção a relação homem-natureza, e quando o fazem ainda é de maneira tecnocrática, abordando o ser humano como sujeito cognoscente, superior e indiferente ao ambiente.Tais percepções demonstram que há ainda um longo caminho a ser percorrido em direção a construção de uma educação ambiental crítica, que vise a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, com capacidade de compreender o mundo em todas as suas esferas, sociais, culturais, políticas e históricas
Descrição
Palavras-chave
Ciencia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Educação e Estado, Ensino fundamental, Curriculos, Ecologia humana, São Paulo (Estado)
Idioma
Português
Citação
NOTALGIACOMO, Emilia Arthur. O currículo paulista e as abordagens da relação homem natureza. 2017. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.