Logo do repositório
 

O currículo paulista e as abordagens da relação homem natureza

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Biológicas - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A Educação Ambiental tem sido tema de vários debates desde a década de 70, intensificando-se nos anos 90, principalmente após a Política Nacional de Educação Ambiental em 1999. O presente trabalho se baseia numa análise documental do no Currículo do Estado de São Paulo, no âmbito da Educação Ambiental, as abordagens presentes quando se trata da relação homem-natureza. O estudo é de natureza qualitativa, realizado a partir da análise documental exploratória realizada nos Cadernos do Professor (Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo), disponíveis na escola estaduais do Estado de São Paulo. Foram analisados os cadernos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, para o ensino de Ciências, buscando caracterizar a abordagem da relação homem-natureza e as possibilidades de trabalho apresentadas ao professor. O estudo revelou dados preocupantes, visto que apenas metade dos documentos analisados faz menção a relação homem-natureza, e quando o fazem ainda é de maneira tecnocrática, abordando o ser humano como sujeito cognoscente, superior e indiferente ao ambiente.Tais percepções demonstram que há ainda um longo caminho a ser percorrido em direção a construção de uma educação ambiental crítica, que vise a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, com capacidade de compreender o mundo em todas as suas esferas, sociais, culturais, políticas e históricas

Descrição

Palavras-chave

Ciencia - Estudo e ensino, Educação ambiental, Educação e Estado, Ensino fundamental, Curriculos, Ecologia humana, São Paulo (Estado)

Idioma

Português

Citação

NOTALGIACOMO, Emilia Arthur. O currículo paulista e as abordagens da relação homem natureza. 2017. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação