Logo do repositório
 

O currículo paulista e as abordagens da relação homem natureza

dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
dc.contributor.authorNotalgiacomo, Emilia Arthur [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-09-19T17:27:27Z
dc.date.available2018-09-19T17:27:27Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA Educação Ambiental tem sido tema de vários debates desde a década de 70, intensificando-se nos anos 90, principalmente após a Política Nacional de Educação Ambiental em 1999. O presente trabalho se baseia numa análise documental do no Currículo do Estado de São Paulo, no âmbito da Educação Ambiental, as abordagens presentes quando se trata da relação homem-natureza. O estudo é de natureza qualitativa, realizado a partir da análise documental exploratória realizada nos Cadernos do Professor (Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo), disponíveis na escola estaduais do Estado de São Paulo. Foram analisados os cadernos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, para o ensino de Ciências, buscando caracterizar a abordagem da relação homem-natureza e as possibilidades de trabalho apresentadas ao professor. O estudo revelou dados preocupantes, visto que apenas metade dos documentos analisados faz menção a relação homem-natureza, e quando o fazem ainda é de maneira tecnocrática, abordando o ser humano como sujeito cognoscente, superior e indiferente ao ambiente.Tais percepções demonstram que há ainda um longo caminho a ser percorrido em direção a construção de uma educação ambiental crítica, que vise a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, com capacidade de compreender o mundo em todas as suas esferas, sociais, culturais, políticas e históricaspt
dc.format.extent39 f.
dc.identifier.aleph000898069
dc.identifier.citationNOTALGIACOMO, Emilia Arthur. O currículo paulista e as abordagens da relação homem natureza. 2017. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-04-26/000898069.pdf
dc.identifier.lattes6039026972914644
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/156456
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectCiencia - Estudo e ensinopt
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectCurriculospt
dc.subjectEcologia humanapt
dc.subjectSão Paulo (Estado)pt
dc.titleO currículo paulista e as abordagens da relação homem naturezapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes6039026972914644
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000898069.pdf
Tamanho:
505.32 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format