Publicação: Uma estrutura de sentimento em tempos autoritários: o romantismo no cancioneiro de Zé Rodrix (1967-1979)
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Pinheiro, Marcos Sorrilha 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCHS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A música popular feita no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970 oportuniza a realização de um rico debate sobre as formas de se pensar e sentir as intensas transformações ocorridas no período. Nesse contexto, a expansão do mercado fonográfico está no cerne do surgimento de modos variados de expressão musical e de compositores interessados em participar deste debate, a exemplo de Zé Rodrix, cantor e compositor que transitou de forma peculiar entre os espaços e movimentos musicais de seu tempo e cuja obra é objeto desta tese. Para tanto, busca-se elaborar um fio condutor possível para a análise de sua produção musical a partir de uma mobilização em torno das manifestações românticas de sua obra, optando-se pela compreensão do romantismo como uma estrutura de sentimento portadora de variados espectros e, por tal razão, capaz de expor de modo sensível as relações possíveis da canção popular com seu tempo.
Resumo (inglês)
Popular music made in Brazil between the 1960s and 1970s provides the opportunity for a rich debate on ways of thinking and feeling the intense transformations of that period. In this context, the expansion of the phonographic market is at the heart of the emergence of varied modes of musical expression and composers interested about this debate, like Zé Rodrix, singer and composer who moved in a peculiar way between the musical spaces and movements of his time and whose work is the subject of this thesis. To this end, we seek to elaborate a possible guiding thread for the analysis of his musical production from a mobilization around the romantic manifestations of his work, opting for the understanding of romanticism as a structure of feeling that carries various spectrums and, for this reason, its capable of exposing in a sensitive way the possible relations of the popular song with its time
Resumo (espanhol)
La música popular hecha en Brasil entre los años 1960 y 1970 brinda la oportunidad de un rico debate sobre las formas de pensar y sentir las intensas transformaciones de ese período. En este contexto, la expansión del mercado fonográfico está en el corazón de la aparición de diversos modos de expresión musical y compositores interesados en este debate, como Zé Rodrix, cantante y compositor que se movió de una manera peculiar entre los espacios musicales y los movimientos de su tiempo cuyo trabajo es el tema de esta tesis. Con este fin, buscamos elaborar un posible hilo conductor para el análisis de su producción musical a partir de una movilización en torno a las manifestaciones románticas de su trabajo, optando por la comprensión del romanticismo como una estructura de sentimiento que lleva varios espectros, por esta razón es capaz de exponer de manera sensible las posibles relaciones de la canción popular con su tiempo
Descrição
Palavras-chave
Zé Rodrix, Música popular, Romantismo, Estrutura de sentimento, Popular music, Romanticism, Structure of feeling, Romanticismo, Estructura de la sensación
Idioma
Português