Publicação: A influência da interculturalidade no processo de decisão estratégica em comunicação: uma abordagem a partir da formação em relações públicas
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Data
Autores
Orientador
Andrelo, Roseane 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (espanhol)
Este estudio busca identificar la influencia de los aspectos interculturales en la toma de decisiones estratégicas en la comunicación, basado en el análisis de la formación en Relaciones Públicas en dos contextos culturales diferentes. Con este fin, se propone como objeto de estudio el programa interuniversitario De la clase a la Cuenta / De la clase al mercado internacional (DCM), desarrollado por la UNESP (Brasil) y la Universidad de Sevilla (España). La metodología utilizada fue la investigación y la investigación bibliográfica documental para entender más profundamente la interculturalidad un lado a otro como las percepciones acerca de la comunicación en ambos contextos. Además de los métodos empleados, se utilizó la investigación de acción a través de la observación participante, además de la investigación descriptiva y entrevistas en profundidad. A partir del análisis de los resultados, un plan de comunicación se ha elaborado estrategias para la mediación entre las agencias de los estudiantes del programa de DCM que puede ser aplicado al desarrollo de la competencia intercultural en la formación profesional en Relaciones Públicas participantes
Resumo (português)
presente trabalho busca identificar a influência de aspectos interculturais no processo de decisão estratégica em comunicação, partindo da análise da formação em Relações Públicas em dois contextos culturais distintos. Para tal, é proposto como objeto de estudo o programa interuniversitário De la clase a la cuenta / Da classe ao mercado internacional (DCM), desenvolvido pela Universidade de Sevilha (Espanha) e pela UNESP (Brasil). Como metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e pesquisa documental para entender de modo mais profundo a interculturalidade e como se discorrem as percepções sobre a Comunicação em ambos os contextos. Em complemento aos métodos empregados, foi utilizada a pesquisa-ação através da observação participante, além da pesquisa descritiva e de entrevistas em profundidade. A partir da análise dos resultados, foi elaborado um plano de comunicação com estratégias para a mediação entre as agências de estudantes participantes do programa DCM que poderão ser aplicadas para o desenvolvimento de competências interculturais na formação profissional em Relações Públicas
Descrição
Palavras-chave
Relações publicas, Relações culturais, Comunicação, Profissional de relações publicas
Idioma
Português
Como citar
GOMES, Alana Carolina. A influência da interculturalidade no processo de decisão estratégica em comunicação: uma abordagem a partir da formação em relações públicas. 2017. 94 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2017.