Logotipo do repositório
 

Publicação:
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVO

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (espanhol)

En el estudio se tuvo como objetivo conocer las percepciones de alumnos y profesores de la Enseñanza Primaria y Secundaria sobre la violencia escolar. Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa que se utilizó el grupo focal como forma de recopilación de datos. A violencia física y verbal fueron respuestas más comunes sobre formas identificadas de violencia escolar. Fatores psicológicos y socioeconómicos perjuicio en las relaciones familiares, problemas de orden personal y educacional, fueron apuntados como factores predisponentes al suceso de las diversas formas de la violencia escolar, Acciones de cuño educativo, , participación del poder público de forma punitiva (policía) y presencia de los profesionales de psicología, psiquiatría y de la asistencia social fueron apuntados como medidas de constreñir la violencia escolar, además de más participación de la familia en la escuela. Se percebe que la violencia escolar puede ser enfrentada por intermedio de la valoración de los derechos humanos y de la acción conjunta de la escuela, familia y comunidad.

Resumo (português)

O estudo teve como objetivo conhecer as percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio sobre a violência escolar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que utilizou o grupo focal como forma de coleta de dados. A violência física e verbal foram as respostas mais comuns sobre formas identificadas de violência escolar. Fatores psicológicos e socioeconômicos, prejuízo nas relações familiares, problemas de ordem pessoal e educacional, foram apontados como fatores predisponentes para a ocorrência das diversas formas da violência escolar. Ações de cunho educativo, participação do poder público de forma punitiva (polícia) e presença dos profissionais de psicologia, psiquiatria e da assistência social foram apontados como medidas para coibir a violência escolar, além do maior envolvimento da família na escola. Entende-se que a violência escolar pode ser enfrentada por meio da valorização dos direitos humanos e da ação conjunta da escola, família e comunidade.

Descrição

Palavras-chave

violência escolar, percepções, pesquisa qualitativa

Idioma

Português

Como citar

Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 25, p. -, 2021.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação