Logotipo do repositório
 

Publicação:
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVO

dc.contributor.authorGomes, Gilberto De Miranda Ribeiro E Buso
dc.contributor.authorBittar, Cléria Maria Lobo [UNESP]
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Patos de Minas
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.date.accessioned2022-04-28T16:55:52Z
dc.date.available2022-04-28T16:55:52Z
dc.date.issued2021-10-29
dc.description.abstractEn el estudio se tuvo como objetivo conocer las percepciones de alumnos y profesores de la Enseñanza Primaria y Secundaria sobre la violencia escolar. Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa que se utilizó el grupo focal como forma de recopilación de datos. A violencia física y verbal fueron respuestas más comunes sobre formas identificadas de violencia escolar. Fatores psicológicos y socioeconómicos perjuicio en las relaciones familiares, problemas de orden personal y educacional, fueron apuntados como factores predisponentes al suceso de las diversas formas de la violencia escolar, Acciones de cuño educativo, , participación del poder público de forma punitiva (policía) y presencia de los profesionales de psicología, psiquiatría y de la asistencia social fueron apuntados como medidas de constreñir la violencia escolar, además de más participación de la familia en la escuela. Se percebe que la violencia escolar puede ser enfrentada por intermedio de la valoración de los derechos humanos y de la acción conjunta de la escuela, familia y comunidad.es
dc.description.abstractO estudo teve como objetivo conhecer as percepções de alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio sobre a violência escolar. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que utilizou o grupo focal como forma de coleta de dados. A violência física e verbal foram as respostas mais comuns sobre formas identificadas de violência escolar. Fatores psicológicos e socioeconômicos, prejuízo nas relações familiares, problemas de ordem pessoal e educacional, foram apontados como fatores predisponentes para a ocorrência das diversas formas da violência escolar. Ações de cunho educativo, participação do poder público de forma punitiva (polícia) e presença dos profissionais de psicologia, psiquiatria e da assistência social foram apontados como medidas para coibir a violência escolar, além do maior envolvimento da família na escola. Entende-se que a violência escolar pode ser enfrentada por meio da valorização dos direitos humanos e da ação conjunta da escola, família e comunidade.pt
dc.description.affiliationCentro Universitário de Patos de Minas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-35392021223900
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 25, p. -, 2021.
dc.identifier.doi10.1590/2175-35392021223900
dc.identifier.fileS1413-85572021000100319.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572021000100319
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/218098
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectviolência escolarpt
dc.subjectpercepçõespt
dc.subjectpesquisa qualitativapt
dc.titlePERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A VIOLÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO QUALITATIVOpt
dc.title.alternativePercepciones de profesores y alumnos sobre la violencia escolar: un estudio cualitativoes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0001-8717-0632[1]
unesp.author.orcid0000-0001-8947-6491[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572021000100319.pdf
Tamanho:
327.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções