As idades do ensino dos professores de educação física das Etec's
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Souza Neto, Samuel de 

Coorientador
Pós-graduação
Ciências do Movimento - FC/FCT/IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as idades do ensino no habitus profissional de professores de Educação Física do Centro Paula Souza (CPS). Opta-se pela pesquisa exploratória, considerando as possibilidades e cenários de investigação que ainda não foram descobertos, permitindo a obtenção de informação sobre possibilidades práticas de realização de pesquisas em situações de vida real. Participaram 23 professores das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), vinculadas ao CPS, bem como foi utilizada análise documental da legislação e do CPS, assim como um questionário. Entre os resultados encontrados observou-se: (a) Competências profissionais que servem de base para a atuação do professor de Educação Física do CPS: elas tomam como referência o “padrão docente” na ausência de um perfil profissional mais claro; na legislação, estas dimensões recebem o nome de conhecimento profissional, prática profissional e engajamento profissional; enquanto que no CPS estão vinculadas à carreira docente (planejamento, execução, comunicação, assiduidade, pontualidade) e na educação física escolar aparecem atreladas à BNCC; restringindo-se a um dimensionamento mais técnico do que pedagógico; (b) Perfil profissional dos professores de educação física do CPS: um corpo docente perspectivado na dimensão vocacional (perspectiva vocacional), entrelaçado por influências da docência como trabalho especializado (perspectiva da profissão) e do ofício de professor (perspectiva do trabalho); (c) Estratégias de ensino, o corpo e a postura em sala de aula: disposições encontradas no planejamento da aula e plano de aula; adota-se padrões conservadores na aula, bem como de uma aula mais interativa até uma aula livre; porém, fica claro que por trás da ação didática há um corpo de conhecimento no qual a sua operacionalização enfrenta tanto a linearidade ou integração como a indisciplina e a perturbação do ambiente da sala de aula, resultando em alternâncias no modo de gestão da sala de aula até os dimensionamentos na orientação espacial, envolvendo o uso da autoridade; a interação e a comunicação; a gestualidade e a mímica; e a oralidade. Desse modo, a construção desse habitus, primeiro em família e depois na escola, principalmente na disciplina de educação física, ganha espaço com a formação profissional e atuação profissional em que é preciso superar a histerese e ir além do habitus primário; (d) Idades do ensino no habitus profissional de professores de educação física: uma das descobertas foi que, no Brasil, o ensino possui certas características do ofício, mas não todas elas, caracterizando uma evolução inacabada. Assim, ao se falar das idades do ensino, entra-se no campo da profissionalização, mas esta não é uma linha reta, pois ora avança, ora recua e ora transborda, sendo caótica e irregular. Portanto, não se passa automaticamente da vocação para o ofício e do ofício para a profissão, considerando que há dimensões da vocação e do ofício que ainda perduram. Neste sentido, o estudo empreendido aponta para uma perspectiva vocacional perpassada por contribuições das perspectivas do trabalho (ofício) e da profissão (trabalho especializado). No que se refere ao habitus profissional, ele emerge no âmbito das declarações, descrições, oferecendo um mapa em que há traços do habitus primário e do habitus secundário no agir do professor de educação física vinculados ao planejamento e plano de aula no agir profissional. Da mesma forma, é revelado um ethos profissional que se constitui nas manifestações de tomada de posição no que se refere à indisciplina e à perturbação do espaço de aula, assim como contribui para a formação do habitus profissional. Concluiu-se que da cultura profissional, manifestada no discernimento, encontrada nos excertos e descrições, emerge um achado especial vinculado aos mecanismos de construção e reconstrução do espaço da aula denominado de tacto pedagógico, uma inteligência situada (inteligência social) expressa em situação de intervenção profissional.
Palavras-chave: Idades do Ensino, Professores, Habitus Profissional, Educação Física.
Resumo (inglês)
This research aimed to investigate the teaching ages in the professional habitus of Physical Education teachers at the Paula Souza Center (CPS). An exploratory research was chosen, considering the possibilities and research scenarios that have not yet been discovered, allowing for the obtaining of information on practical possibilities of conducting research in reallife situations. Twenty-three teachers from the State Technical Schools (ETECs), linked to the CPS, participated in the study, and a documentary analysis of the legislation and the CPS was used, as well as a questionnaire. Among the results found, the following were observed: (a) Professional competencies that serve as a basis for the performance of the CPS Physical Education teacher: they take as reference the “teaching standard” in the absence of a clearer professional profile; in the legislation, these dimensions are called professional knowledge, professional practice and professional engagement; while in the CPS they are linked to the teaching career (planning, execution, communication, attendance, punctuality) and in school physical education they appear linked to the BNCC; restricted to a more technical than pedagogical dimension. (b) Professional profile of physical education teachers at CPS: a teaching staff viewed from a vocational perspective (vocational perspective), intertwined by influences from teaching as specialized work (professional perspective) and from the teaching profession (work perspective). (c) Teaching strategies, the body and posture in the classroom: provisions found in lesson planning and lesson plans; conservative standards are adopted in the classroom, as well as from a more interactive class to a free class; however, it is clear that behind the didactic action there is a body of knowledge in which its operationalization faces both linearity or integration, as well as indiscipline and disruption of the classroom environment, resulting in alternations in the way of managing the classroom up to dimensions in spatial orientation, involving the use of authority; interaction and communication; gestures and mimicry; and orality. Thus, the construction of this habitus, first in the family and then at school, especially in the physical education discipline, gains ground with professional training and professional performance, where it is necessary to overcome hysteresis and go beyond the primary habitus. (d) Ages of teaching in the professional habitus of physical education teachers: one of the discoveries was that in Brazil, teaching has certain characteristics of the profession, but not all of them, characterizing an unfinished evolution. Thus, when talking about the ages of teaching, we enter the field of professionalization, but this is not a straight line, as it sometimes advances, sometimes retreats and sometimes overflows, being chaotic and irregular. Therefore, one does not automatically move from vocation to profession and from profession to profession, considering that there are dimensions of vocation and profession that still persist. In this sense, the study undertaken points to a vocational perspective permeated by contributions from the perspectives of work (profession) and profession (specialized work). Regarding professional habitus, it emerges within the scope of statements and descriptions, offering a map in which there are traces of primary habitus and secondary habitus in the actions of the physical education teacher linked to the planning and lesson plan in professional action. Likewise, a professional ethos is revealed that is constituted in the manifestations of positioning regarding indiscipline and disruption of the classroom space, as well as contributing to the formation of professional habitus. It was concluded that from the professional culture, manifested in discernment, found in the excerpts and descriptions, a special finding emerges linked to the mechanisms of construction and reconstruction of the classroom space called pedagogical tact, a situated intelligence (social intelligence) expressed in a situation of professional intervention.
Descrição
Palavras-chave
Idades, Ensino, Professores, Educação Física, Etec's, Teaching ages, Teachers, Professional habitus, Physical education
Idioma
Português