Publicação: Avaliação do desenvolvimento das crianças de 4 a 24 meses que frequentam berçários da cidade de Marília
dc.contributor.author | Vitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Dreys, Thais Komati [UNESP] | |
dc.contributor.author | Solana, Bárbara Domett [UNESP] | |
dc.contributor.author | Bezerra, Amanda de Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Souza, Maria Clara Nassif de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Zoca, Julia Bertaiolli [UNESP] | |
dc.contributor.author | Carvalho, Ana Carolina Pereira de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gigliotti, Isadora Martins [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Izabel Alves Felix da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Novaes, Carla Francielly Martini [UNESP] | |
dc.contributor.author | Almeida, Domênica dos Reis [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:39:29Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:39:29Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Introdução: As crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos, permanecem em instituições educacionais, geralmente, em tempo integral e as atividades das quais participam devem ser planejadas para estimular a aquisição de novas habilidades. A avaliação do desenvolvimento nessa idade, favorece a organização de objetivos educacionais, além do acompanhamento do desenvolvimento da criança e a visualização dos novos comportamentos a serem adquiridos. A Terapia Ocupacional pode contribuir orientando sobre as atividades que favorecem sua aprendizagem. Objetivo: avaliar o desenvolvimento da criança de 4 a 24 meses que freqüenta uma instituição de educação infantil na cidade de Marília, nas áreas motora, de auto cuidado, cognição, linguagem e socialização. Método: Foram avaliadas 60 crianças de quatro a 24 meses inseridas nos berçários de uma Escola Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Marília. Após consentimento da SME, as crianças foram submetidas a situações que permitiram verificar a presença ou não dos comportamentos apontados no protocolo de avaliação Inventário Portage Operacionalizado. A observação dos comportamentos aconteceu durante as atividades de rotina do berçário. Foi realizada pela por 3 alunos bolsistas, devidamente treinados, de modo a verificar e garantir a fidedignidade das mesmas. Os dados coletados foram agrupados e sofreram análise estatística descritiva, permitindo verificar o desempenho nas áreas nessa faixa etária. Resultados: Há diferenças entre as áreas, mas as crianças têm o desenvolvimento dentro do esperado para a faixa etária. Em relação às crianças de 4 a 12 meses, as áreas de socialização e autocuidados apresentam melhor desempenho e a de cognição, o pior. Já nas maiores (12 a 24 meses) a área motora apresenta melhores resultados e a de autocuidado, os piores. A diferença existente entre as faixas etárias para a área de autocuidado pode ser explicada, ou seja, para as crianças menores, ela apresenta-se bastante vinculada a figura de um adulto e toma boa parte da rotina, sobrepondo-se às atividades mais estruturadas, com objetivos definidos e voltados para o desenvolvimento de habilidades ligadas à cognição e motricidade fina. Já com as crianças maiores, as atividades de autocuidados são mais elaboradas e pouco favorecidas pela organização da rotina que envolve os profissionais do berçário, que muitas vezes, acabam fazendo pela criança para agilizar o serviço. Há necessidade de maior integração entre as atividades para que possam, em conjunto, favorecer o desenvolvimento integral infantil. Estes dados podem colaborar para a organização de atividades na rotina dos berçários que contemplem as áreas avaliadas, possibilitando às crianças comportamentos adaptativos às atividades cotidianas. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 09816 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTgxNg== | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09876 | |
dc.identifier.file | 2013-09816-dreys.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3696028065401053 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-9545-7588 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146760 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt |
dc.subject | Avaliação | pt |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt |
dc.title | Avaliação do desenvolvimento das crianças de 4 a 24 meses que frequentam berçários da cidade de Marília | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3696028065401053(1) | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-9545-7588(1) | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Educação Especial - FFC | pt |
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