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Publicação:
Avaliação do desenvolvimento das crianças de 4 a 24 meses que frequentam berçários da cidade de Marília

dc.contributor.authorVitta, Fabiana Cristina Frigieri de [UNESP]
dc.contributor.authorDreys, Thais Komati [UNESP]
dc.contributor.authorSolana, Bárbara Domett [UNESP]
dc.contributor.authorBezerra, Amanda de Oliveira [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Maria Clara Nassif de [UNESP]
dc.contributor.authorZoca, Julia Bertaiolli [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Ana Carolina Pereira de [UNESP]
dc.contributor.authorGigliotti, Isadora Martins [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Maria Izabel Alves Felix da [UNESP]
dc.contributor.authorNovaes, Carla Francielly Martini [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Domênica dos Reis [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:29Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:29Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: As crianças, na faixa etária de 0 a 3 anos, permanecem em instituições educacionais, geralmente, em tempo integral e as atividades das quais participam devem ser planejadas para estimular a aquisição de novas habilidades. A avaliação do desenvolvimento nessa idade, favorece a organização de objetivos educacionais, além do acompanhamento do desenvolvimento da criança e a visualização dos novos comportamentos a serem adquiridos. A Terapia Ocupacional pode contribuir orientando sobre as atividades que favorecem sua aprendizagem. Objetivo: avaliar o desenvolvimento da criança de 4 a 24 meses que freqüenta uma instituição de educação infantil na cidade de Marília, nas áreas motora, de auto cuidado, cognição, linguagem e socialização. Método: Foram avaliadas 60 crianças de quatro a 24 meses inseridas nos berçários de uma Escola Municipal de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Marília. Após consentimento da SME, as crianças foram submetidas a situações que permitiram verificar a presença ou não dos comportamentos apontados no protocolo de avaliação Inventário Portage Operacionalizado. A observação dos comportamentos aconteceu durante as atividades de rotina do berçário. Foi realizada pela por 3 alunos bolsistas, devidamente treinados, de modo a verificar e garantir a fidedignidade das mesmas. Os dados coletados foram agrupados e sofreram análise estatística descritiva, permitindo verificar o desempenho nas áreas nessa faixa etária. Resultados: Há diferenças entre as áreas, mas as crianças têm o desenvolvimento dentro do esperado para a faixa etária. Em relação às crianças de 4 a 12 meses, as áreas de socialização e autocuidados apresentam melhor desempenho e a de cognição, o pior. Já nas maiores (12 a 24 meses) a área motora apresenta melhores resultados e a de autocuidado, os piores. A diferença existente entre as faixas etárias para a área de autocuidado pode ser explicada, ou seja, para as crianças menores, ela apresenta-se bastante vinculada a figura de um adulto e toma boa parte da rotina, sobrepondo-se às atividades mais estruturadas, com objetivos definidos e voltados para o desenvolvimento de habilidades ligadas à cognição e motricidade fina. Já com as crianças maiores, as atividades de autocuidados são mais elaboradas e pouco favorecidas pela organização da rotina que envolve os profissionais do berçário, que muitas vezes, acabam fazendo pela criança para agilizar o serviço. Há necessidade de maior integração entre as atividades para que possam, em conjunto, favorecer o desenvolvimento integral infantil. Estes dados podem colaborar para a organização de atividades na rotina dos berçários que contemplem as áreas avaliadas, possibilitando às crianças comportamentos adaptativos às atividades cotidianas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Educação Especial, Marília, SP, Brasil
dc.format.extent09816
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTgxNg==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09876
dc.identifier.file2013-09816-dreys.pdf
dc.identifier.lattes3696028065401053
dc.identifier.orcid0000-0001-9545-7588
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146760
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt
dc.titleAvaliação do desenvolvimento das crianças de 4 a 24 meses que frequentam berçários da cidade de Maríliapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3696028065401053(1)
unesp.author.orcid0000-0001-9545-7588(1)
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

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