Logotipo do repositório
 

Publicação:
O TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1996 A 2018)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais

Tipo

Artigo

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

The present article presents the results of a bibliographic quali-quantitative research, which analyzed a group of 134 studies, thesis and dissertations, produced in the main Education Graduate Programs in the state of São Paulo which focused on teachers’ work. The research considered the time frame from 1996 to 2018, which coincides with the implementation of neoliberal reform measures in the public education system of the state São Paulo. The objectives of this article are: a) analyze the academic production - thesis and dissertations - related to teachers’ work given the educational reform in the state in said period - 1996-2018; b) identify the steps and types of teaching approached in the thesis and dissertations; c) map the main Graduate Programs in which the studies are being produced; d) recognize the main methodological approaches used; e) identify concept of teachers’ work used in these academic works; f) present the main analytical axis produced in that period. The result of this study presented the effect in school’s daily life of a policy that, for years, has been implemented from the top to the bottom, with actions such as the curricula standardizations and the regulation through external evaluations. Measurements which do not leave teachers’ work unscathed and that, besides altering their possibilities of establishing an autonomous process, negatively modified their work conditions and relations. The main result of this investigation indicates a growth and consolidation of teachers’ work as a specific field of research in the education area.

Resumo (espanhol)

El artículo presenta los resultados de revisión bibliográfica, cualitativa y cuantitativa, que analizó 134 investigaciones acerca del trabajo docente, tesis y disertaciones, producidas en los principales Programas de Posgrado en Educación en el estado de São Paulo. La revisión consideró el período entre 1996 y 2018, que coincide con la implementación de medidas reformistas de carácter neoliberal en el sistema público de São Paulo. Tenemos como objetivos: a) analizar la producción académica - tesis y disertaciones - sobre el trabajo docente en el estado de São Paulo en el período 1996-2018; b) identificar las etapas y modalidades de enseñanza en las tesis y disertaciones; c) mapear los principales programas de posgrado en los que se produce la investigación acerca del trabajo docente; d) reconocer los principales enfoques metodológicos presentes en tesis y disertaciones; e) identificar las concepciones del trabajo docente presente en producciones académicas; f) presentar los principales ejes de análisis de las investigaciones producidas en el período. Los resultados señalaron los efectos en la vida escolar de una política que durante años ha implementado medidas de arriba para abajo, con acciones, entre otras, de estandarización y regulación curricular a través de evaluaciones externas. Medidas que no dejaron ileso el trabajo docente y que, además de alterar sus posibilidades de constituir un proceso de autonomía, cambiaron negativamente sus condiciones y relaciones laborales. El resultado central de la investigación también indicó la expansión y consolidación del trabajo docente como un campo específico de investigación en el área de la educación.

Resumo (português)

O artigo traz resultados de uma pesquisa de revisão bibliográfica, quali-quantitativa, que analisou um conjunto formado por 134 pesquisas, teses e dissertações, produzidas nos principais Programas de Pós-Graduação em Educação do estado de São Paulo que tiveram como foco o trabalho docente. A pesquisa considerou o recorte temporal de 1996 a 2018, período que coincide com a implantação de medidas reformistas de natureza neoliberal na rede pública paulista de ensino. Os objetivos do artigo são: a) analisar a produção acadêmica - teses e dissertações - sobre o trabalho docente à luz das reformas educacionais no estado de São Paulo no período de 1996-2018; b) identificar as etapas e as modalidades de ensino abordadas nas teses e dissertações; c) mapear os principais Programas de Pós-Graduação nos quais são produzidas as pesquisas; d) reconhecer as principais abordagens metodológicas presentes nas teses e dissertações; e) identificar as concepções de trabalho docente presentes nas produções acadêmicas; f) apresentar os principais eixos de análise das pesquisas produzidas no período. Os resultados apontaram os efeitos no cotidiano escolar de uma política que há anos implanta medidas de cima para baixo, com ações, dentre outras, de padronização curricular e regulação por meio de avaliações externas - medidas que não deixaram o trabalho docente incólume e que, além de alterar as possibilidades de constituição de um processo de autonomia, modificaram negativamente suas condições e relações de trabalho. O resultado central da investigação também indicou a ampliação e a consolidação do trabalho docente como campo específico de pesquisa na área da educação.

Descrição

Palavras-chave

Teachers’ work, educational reform, state of São Paulo, bibliographic review, Trabalho docente, reformas educacionais, estado de São Paulo, revisão bibliográfica

Idioma

Português

Como citar

Educação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 36, p. -, 2020.

Itens relacionados

Financiadores

Coleções

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação