Logotipo do repositório
 

Publicação:
O TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1996 A 2018)

dc.contributor.authorSilva, Nathalia De Assis [UNESP]
dc.contributor.authorFernandes, Maria José Da Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:23:27Z
dc.date.available2021-07-14T10:23:27Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.description.abstractThe present article presents the results of a bibliographic quali-quantitative research, which analyzed a group of 134 studies, thesis and dissertations, produced in the main Education Graduate Programs in the state of São Paulo which focused on teachers’ work. The research considered the time frame from 1996 to 2018, which coincides with the implementation of neoliberal reform measures in the public education system of the state São Paulo. The objectives of this article are: a) analyze the academic production - thesis and dissertations - related to teachers’ work given the educational reform in the state in said period - 1996-2018; b) identify the steps and types of teaching approached in the thesis and dissertations; c) map the main Graduate Programs in which the studies are being produced; d) recognize the main methodological approaches used; e) identify concept of teachers’ work used in these academic works; f) present the main analytical axis produced in that period. The result of this study presented the effect in school’s daily life of a policy that, for years, has been implemented from the top to the bottom, with actions such as the curricula standardizations and the regulation through external evaluations. Measurements which do not leave teachers’ work unscathed and that, besides altering their possibilities of establishing an autonomous process, negatively modified their work conditions and relations. The main result of this investigation indicates a growth and consolidation of teachers’ work as a specific field of research in the education area.en
dc.description.abstractEl artículo presenta los resultados de revisión bibliográfica, cualitativa y cuantitativa, que analizó 134 investigaciones acerca del trabajo docente, tesis y disertaciones, producidas en los principales Programas de Posgrado en Educación en el estado de São Paulo. La revisión consideró el período entre 1996 y 2018, que coincide con la implementación de medidas reformistas de carácter neoliberal en el sistema público de São Paulo. Tenemos como objetivos: a) analizar la producción académica - tesis y disertaciones - sobre el trabajo docente en el estado de São Paulo en el período 1996-2018; b) identificar las etapas y modalidades de enseñanza en las tesis y disertaciones; c) mapear los principales programas de posgrado en los que se produce la investigación acerca del trabajo docente; d) reconocer los principales enfoques metodológicos presentes en tesis y disertaciones; e) identificar las concepciones del trabajo docente presente en producciones académicas; f) presentar los principales ejes de análisis de las investigaciones producidas en el período. Los resultados señalaron los efectos en la vida escolar de una política que durante años ha implementado medidas de arriba para abajo, con acciones, entre otras, de estandarización y regulación curricular a través de evaluaciones externas. Medidas que no dejaron ileso el trabajo docente y que, además de alterar sus posibilidades de constituir un proceso de autonomía, cambiaron negativamente sus condiciones y relaciones laborales. El resultado central de la investigación también indicó la expansión y consolidación del trabajo docente como un campo específico de investigación en el área de la educación.es
dc.description.abstractO artigo traz resultados de uma pesquisa de revisão bibliográfica, quali-quantitativa, que analisou um conjunto formado por 134 pesquisas, teses e dissertações, produzidas nos principais Programas de Pós-Graduação em Educação do estado de São Paulo que tiveram como foco o trabalho docente. A pesquisa considerou o recorte temporal de 1996 a 2018, período que coincide com a implantação de medidas reformistas de natureza neoliberal na rede pública paulista de ensino. Os objetivos do artigo são: a) analisar a produção acadêmica - teses e dissertações - sobre o trabalho docente à luz das reformas educacionais no estado de São Paulo no período de 1996-2018; b) identificar as etapas e as modalidades de ensino abordadas nas teses e dissertações; c) mapear os principais Programas de Pós-Graduação nos quais são produzidas as pesquisas; d) reconhecer as principais abordagens metodológicas presentes nas teses e dissertações; e) identificar as concepções de trabalho docente presentes nas produções acadêmicas; f) apresentar os principais eixos de análise das pesquisas produzidas no período. Os resultados apontaram os efeitos no cotidiano escolar de uma política que há anos implanta medidas de cima para baixo, com ações, dentre outras, de padronização curricular e regulação por meio de avaliações externas - medidas que não deixaram o trabalho docente incólume e que, além de alterar as possibilidades de constituição de um processo de autonomia, modificaram negativamente suas condições e relações de trabalho. O resultado central da investigação também indicou a ampliação e a consolidação do trabalho docente como campo específico de pesquisa na área da educação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
dc.format.extent-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698235608
dc.identifier.citationEducação em Revista. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, v. 36, p. -, 2020.
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698235608
dc.identifier.fileS0102-46982020000100117.pdf
dc.identifier.issn0102-4698
dc.identifier.issn1982-6621
dc.identifier.scieloS0102-46982020000100117
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211374
dc.language.isopor
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTeachers’ worken
dc.subjecteducational reformen
dc.subjectstate of São Pauloen
dc.subjectbibliographic reviewen
dc.subjectTrabalho docentept
dc.subjectreformas educacionaispt
dc.subjectestado de São Paulopt
dc.subjectrevisão bibliográficapt
dc.titleO TRABALHO DOCENTE NA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: MAPEAMENTO E ANÁLISE DAS TESES E DISSERTAÇÕES (1996 A 2018)pt
dc.title.alternativeTEACHING WORK IN SÃO PAULO STATE: ANALYSIS OF THESES AND DISSERTATIONS (1996 TO 2018)en
dc.title.alternativeEL TRABAJO DOCENTE EN EL ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISIS DE TESIS Y DISERTACIONES (1996 A 2018)es
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.orcid0000-0003-1670-4160[1]
unesp.author.orcid0000-0002-4747-6570[2]

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0102-46982020000100117.pdf
Tamanho:
469.83 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções