Publicação: O uso de jogos didáticos para auxiliar no processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem
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Data
Orientador
Osti, Andréia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O uso de jogos didáticos no processo de aquisição da leitura e escrita possibilita aprendizagens contextualizadas, significativas e lúdicas para os alunos, não se pautando em um ensino tradicional e passível. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o uso de jogos como material didático pedagógico para auxiliar no processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem, bem como tornar a dinâmica menos cansativa e que vise, sobretudo, a ludicidade na aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho estabeleceu como objetivos específicos: I - Mapear as diferentes abordagens mobilizadas para entender as contribuições do uso de jogos no processo de aquisição da leitura e escrita; II - Compreender quais são os benefícios dos jogos para crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita; III - Discutir a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem. Em relação ao percurso metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa, analisando artigos e dissertações das plataformas Periódicos CAPES, e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com recorte temporal entre os anos de 2015 - 2023, que contenham palavras chaves como “Jogos”, “Alfabetização” e “Dificuldades de aprendizagem”. Os resultados apontam para diversas contribuições dos jogos como recursos didáticos, sendo uma metodologia ativa e que proporciona grandes aprendizagens para os alunos, em relação aos aspectos cognitivos, sociais e físicos e principalmente na aquisição da leitura e da escrita.
Resumo (inglês)
The use of didactic games in the process of acquiring reading and writing skills allows for contextualized, meaningful, and playful learning experiences for students, moving away from traditional and passive teaching methods. In this context, the main objective of this research was to understand the use of games as pedagogical teaching materials to assist in the literacy process for students with learning difficulties, as well as to make the dynamics less tiring and focused primarily on playfulness in learning. To achieve the proposed objective, this study set specific goals: I - Map the different approaches employed to understand the contributions of using games in the process of acquiring reading and writing skills; II - Understand the benefits of games for children with learning difficulties in reading and writing; III - Discuss the importance of playfulness in the teaching and learning process. Regarding the methodological approach, a bibliographic and qualitative research was conducted, analyzing articles and dissertations from the CAPES Journals and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) platforms with a time frame from 2015 to 2022, containing keywords such as “Games,” “Literacy,” and “Learning Difficulties.” The results indicate various contributions of games as teaching resources, being an active methodology that provides significant learning experiences for students, regarding cognitive, social, and physical aspects, and particularly in the acquisition of reading and writing skills.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Jogos educativos, Distúrbios da aprendizagem, Literacy, Games, Learning difficulties
Idioma
Português