Logotipo do repositório
 

Publicação:
O uso de jogos didáticos para auxiliar no processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.advisorOsti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.authorPinheiro, Juliete Aparecida da Rocha [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-12-03T19:23:47Z
dc.date.available2024-12-03T19:23:47Z
dc.date.issued2024-11-11
dc.description.abstractO uso de jogos didáticos no processo de aquisição da leitura e escrita possibilita aprendizagens contextualizadas, significativas e lúdicas para os alunos, não se pautando em um ensino tradicional e passível. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o uso de jogos como material didático pedagógico para auxiliar no processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagem, bem como tornar a dinâmica menos cansativa e que vise, sobretudo, a ludicidade na aprendizagem. Para alcançar o objetivo proposto, este trabalho estabeleceu como objetivos específicos: I - Mapear as diferentes abordagens mobilizadas para entender as contribuições do uso de jogos no processo de aquisição da leitura e escrita; II - Compreender quais são os benefícios dos jogos para crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita; III - Discutir a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem. Em relação ao percurso metodológico, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa, analisando artigos e dissertações das plataformas Periódicos CAPES, e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com recorte temporal entre os anos de 2015 - 2023, que contenham palavras chaves como “Jogos”, “Alfabetização” e “Dificuldades de aprendizagem”. Os resultados apontam para diversas contribuições dos jogos como recursos didáticos, sendo uma metodologia ativa e que proporciona grandes aprendizagens para os alunos, em relação aos aspectos cognitivos, sociais e físicos e principalmente na aquisição da leitura e da escrita.pt
dc.description.abstractThe use of didactic games in the process of acquiring reading and writing skills allows for contextualized, meaningful, and playful learning experiences for students, moving away from traditional and passive teaching methods. In this context, the main objective of this research was to understand the use of games as pedagogical teaching materials to assist in the literacy process for students with learning difficulties, as well as to make the dynamics less tiring and focused primarily on playfulness in learning. To achieve the proposed objective, this study set specific goals: I - Map the different approaches employed to understand the contributions of using games in the process of acquiring reading and writing skills; II - Understand the benefits of games for children with learning difficulties in reading and writing; III - Discuss the importance of playfulness in the teaching and learning process. Regarding the methodological approach, a bibliographic and qualitative research was conducted, analyzing articles and dissertations from the CAPES Journals and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) platforms with a time frame from 2015 to 2022, containing keywords such as “Games,” “Literacy,” and “Learning Difficulties.” The results indicate various contributions of games as teaching resources, being an active methodology that provides significant learning experiences for students, regarding cognitive, social, and physical aspects, and particularly in the acquisition of reading and writing skills.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258545
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAlfabetizaçãopt
dc.subjectJogos educativospt
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempt
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectGamesen
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.titleO uso de jogos didáticos para auxiliar no processo de alfabetização de alunos com dificuldades de aprendizagempt
dc.title.alternativeThe use of didactic games to assist in the literacy process of students with learning difficultiesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeMeu trabalho não apresentou defesapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pinheiro_jar_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.01 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pinheiro_jar_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
343.5 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: