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Avaliação diagnóstica das ações de implementação das atividades pedagógicas em saúde bucal do ‘’Projeto Sorriso Feliz’’ na escola: percepção dos coordenadores de educação Infantil

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Orientador

Weert, Daniela Atili Brandini de

Coorientador

Aranega, Alessandra Marcondes

Pós-graduação

Curso de graduação

Araçatuba - FOA - Odontologia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Instituições de ensino infantil constituem-se num espaço com potencialidades de facilitar a promoção da saúde, uma vez que tem como função realizar hábitos de higiene e saúde do corpo e da boca. Este estudo visa avaliar a percepção dos coordenadores pedagógicos quanto a qualidade do conteúdo formativo, material pedagógico e motivação para a realização das atividades de promoção em saúde bucal do Projeto Sorriso Feliz nas escolas de primeira e primeiríssima infância. Após a participação do curso “Implementação de atividades pedagógicas em saúde bucal do projeto sorriso feliz na escola – formação de coordenadores”, os Coordenadores ou Diretores representantes das escolas de ensino infantil, foram convidados a responder um questionário, com perguntas de múltipla escolha e dissertativas, sobre as características demográficas da escola, qualidade do conteúdo formativo e material pedagógico oferecido pelo projeto Sorriso Feliz, e motivação e estratégias de implementação de atividades pedagógicas em saúde bucal nas escolas de primeira e primeiríssima infância. A análise estatística descritiva e de correlação de Spearman foi realizada no SPSS 21.0 (SPSS, Chicago, EUA) com nível de significância α = 0,05. Os resultados apontam que a relação professor/aluno de 1/15 não é um impedimento para implantação das atividades pedagógicas para a alfabetização de saúde bucal, como complementação de outras já realizadas por profissionais da saúde oral. As condições estruturais é a única dificuldade considerada pela escola na implementação da escovação supervisionada. A maioria dos coordenadores não se sentem capazes de reproduzir as informações adquiridas no curso de formação, para os professores que coordena. Sendo capazes, no entanto, de estabelecer o melhor momento para realizar a escovação, considerando a rotina escolar; e consideram o professor como a melhor figura para realizar esta ação. Conclui-se que coordenadores pedagógicos da educação infantil consideram que é possível a implementação das atividades de promoção de saúde bucal de maneira preventiva e continua nas escolas, no modelo apresentado pelo Projeto Sorriso Feliz, após uma melhor formação do conteúdo técnico odontológico.

Resumo (inglês)

Early childhood education institutions are spaces with the potential to facilitate health promotion, since their function is to promote hygiene and health habits for the body and mouth. This study aims to evaluate the perception of pedagogical coordinators regarding the quality of the training content, teaching materials and motivation to carry out oral health promotion activities of the Happy Smile Project in early childhood schools. After participating in the course “Implementation of pedagogical activities in oral health of the Happy Smile Project in schools – training of coordinators”, the Coordinators or Directors representing early childhood schools were invited to answer a questionnaire with multiple choice and essay questions about the demographic characteristics of the school, the quality of the training content and teaching materials offered by the Happy Smile Project, and the motivation and strategies for implementing pedagogical activities in oral health in early childhood schools. Descriptive statistical analysis and Spearman correlation were performed using SPSS 21.0 (SPSS, Chicago, USA) with a significance level of α = 0.05. The results indicate that a teacher/student ratio of 1:15 is not an impediment to implementing pedagogical activities for oral health literacy, as a complement to others already carried out by oral health professionals. Structural conditions are the only difficulty considered by the school in implementing supervised toothbrushing. Most coordinators do not feel capable of reproducing the information acquired in the training course for the teachers they coordinate. However, they are capable of establishing the best time to perform toothbrushing, considering the school routine; and they consider the teacher as the best person to carry out this action. It is concluded that pedagogical coordinators of early childhood education consider that it is possible to implement preventive and continuous oral health promotion activities in schools, in the model presented by the Happy Smile Project, after better training in technical dental content.

Descrição

Palavras-chave

Atenção primária à saúde, Promoção da saúde, Saúde bucal, Saúde bucal, Orientadores educacionais, Oral health

Idioma

Português

Citação

FERREIRA, S.M. Avaliação diagnóstica das ações de implementação das atividades pedagógicas em saúde bucal do ‘’ Projeto Sorriso Feliz’’ na escola: Percepção dos Coordenadores de Educação Infantil. 2025. (Trabalho de Conclusão de Curso – Graduação). Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araçatuba, 2025.

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