Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação musical através da contação de histórias

dc.contributor.advisorArroyo, Margarete
dc.contributor.authorOliveira, Mateus Albuquerque de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-12-23T14:07:25Z
dc.date.available2021-12-23T14:07:25Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.description.abstractA oralidade sempre foi o principal meio de comunicação do ser humano. E sabe-se, também, que a contação de histórias está presente no cotidiano das crianças, seja em ambiente familiar ou escolar. Pensando nisso, este trabalho busca despertar nos educadores o interesse na integração da educação musical e da contação de histórias ao longo do processo de aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e mostrar a importância e os benefícios dessa articulação entre elas. O objetivo central presente neste trabalho é entender as possibilidades dessa integração entre a música e a contação de histórias e como fazê-la. Para tomar consciência da utilização da contação de histórias na escola, utilizou-se questionários para entender o que os educadores pensam sobre o assunto. Também houve entrevistas com especialistas da área — contador-músico e músico-contador. Foram utilizados quatro livros infantis para exemplificar o planejamento de atividades musicais durante a contação dessas histórias. As análises de todo esse material permitiram que pudéssemos entender que é possível utilizar a contação de histórias como ferramenta pedagógico-musical.pt
dc.description.abstractOrality has always been the main means of communication for human beings. And it is also known that storytelling is present in the everyday life of children, whether in family or school environment. That said, this work seeks to awaken in educators the interest for the integration of music education and storytelling throughout the learning process of children in Kindergarten and Elementary School and show the importance and benefits of this articulation between them. The aim of this paper is to understand the possibilities of this integration between music and storytelling and how to accomplish it. To become aware of the use of storytelling in school, questionnaires were used to understand what educators think about the subject. There were also interviews with experts in the field — a storyteller-musician and a musician-storyteller. Four children's books were used to exemplify the planning of musical activities while telling these stories. The analysis of all this material allowed us to understand that it is possible to use storytelling as a pedagogical-musical tool.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/215627
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectContação de históriaspt
dc.subjectFerramenta pedagógico-musicalpt
dc.titleEducação musical através da contação de históriaspt
dc.title.alternativeMusical education through storytellingen
dc.title.alternativeEducación musical mediante la narración de cuentoses
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateMúsica - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_ma_tcc_ia.pdf
Tamanho:
9.28 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira_ma_tcc_ia_autorizacao.pdf
Tamanho:
217.52 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: