Enriquecimento intracurricular inclusivo com abordagem STEAM, formação docente colaborativa, interesses e estilos de aprendizagem
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Data
Autores
Orientador
Rondini, Carina Alexandra 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa partiu da premissa de que a implementação do enriquecimento curricular para todos é um modelo pedagógico inclusivo. Para isso, dividiu-se em Parte I – Estudos Teóricos e Parte II – Estudo Empírico. O estudo objetivou propor e avaliar a oferta de enriquecimento intracurricular, com abordagem do STEAM e mapeamento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, por meio da formação docente em serviço, com caráter colaborativo. Desse modo, tratou-se de uma pesquisa-ação colaborativa, a qual supõe a participação da pesquisadora no percurso com a comunidade pesquisada, tendo, de forma conjunta, a escolha de instrumentos de investigação de estilos de aprendizagem e interesses dos estudantes, desenvolvimento de propostas de enriquecimento curricular e registros de acompanhamento. Foram 18 participantes, sendo seis professoras, seis Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral e seis Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área, todos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais que fazem parte do Programa Ensino Integral. Além deles, os estudantes de cada docente, participantes indiretos, receberam a oferta do enriquecimento intracurricular, sendo aproximadamente 180 durante o percurso. Para coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: diário de bordo, conversas do WhatsApp e instrumentos elaborados pela pesquisadora: Protocolo Saberes e Fazeres Docentes, Protocolo Saberes sobre Formação Docente Continuada, Formulário de Avaliação do Encontro Formativo, Formulário de Avaliação do Material do Percurso Formativo, Protocolo de Observação e Análise de Aula, Roteiro da Entrevista Semiestruturada. Os resultados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, comprovando a eficácia da formação docente em serviço, constatando que as professoras passaram por um processo de descobertas e empoderamento profissional com ressignificação de práticas, construção de novos saberes docentes e superação de crenças, em uma trajetória de apoio pela qual cada vez mais tivessem autonomia e fossem protagonistas na oferta de enriquecimento intracurricular; portanto, considera- se que houve eficácia da formação docente em serviço, com caráter colaborativo, para a implementação do enriquecimento intracurricular, com abordagem do STEAM e mapeamento dos estilos de aprendizagem dos estudantes.
Resumo (inglês)
This research was based on the premise that the implementation of curricular enrichment for all is an inclusive pedagogical model. To this end, it was divided into Part I – Theoretical Studies and Part II – Empirical Study. The study aimed to propose and evaluate the provision of intracurricular enrichment, with a STEAM approach and mapping of students' learning styles, through in-service teacher training, with a collaborative nature. Thus, it was a collaborative action research, which presupposes the researcher's participation in the journey with the researched community, having, jointly, the choice of instruments for investigating students' learning styles and interests, development of proposals for curricular enrichment and monitoring records. There were 18 participants, including six teachers, six General Pedagogical Management Coordinators and six Pedagogical Management Coordinators by Area, all from the Initial Years of Elementary Education in state public schools that are part of the Full-Time Education Program. In addition to them, the students of each teacher, indirect participants, received the offer of intracurricular enrichment, approximately 180 during the course. For data collection, the following instruments were used: logbook, WhatsApp conversations and instruments developed by the researcher: Teaching Knowledge and Practices Protocol, Knowledge Protocol on Continuing Teacher Training, Training Meeting Evaluation Form, Training Course Material Evaluation Form, Class Observation and Analysis Protocol, Semi-Structured Interview Script. The results were analyzed through the Discourse of the Collective Subject, proving the effectiveness of in-service teacher training, noting that the teachers went through a process of discoveries and professional empowerment with the redefinition of practices, construction of new teaching knowledge and overcoming of beliefs, in a trajectory of support through which they increasingly had autonomy and were protagonists in the provision of intracurricular enrichment; therefore, it is considered that there was effectiveness of in-service teacher training, with a collaborative character, for the implementation of intracurricular enrichment, with a STEAM approach and mapping of students' learning styles.
Descrição
Palavras-chave
Enriquecimento curricular, STEAM, Estilos de aprendizagem discente, Formação docente em serviço, Pesquisa colaborativa, Curriculum enrichment, Student learning styles, In-service teacher training, Collaborative research
Idioma
Português
Citação
BERGAMIN, Aletéia Cristina. Enriquecimento intracurricular inclusivo com abordagem STEAM, formação docente colaborativa, interesses e estilos de aprendizagem. 2025. 248 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.