Logo do repositório
 

Enriquecimento intracurricular inclusivo com abordagem STEAM, formação docente colaborativa, interesses e estilos de aprendizagem

dc.contributor.advisorRondini, Carina Alexandra [UNESP]
dc.contributor.authorBergamin, Aletéia Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-06-30T11:56:39Z
dc.date.issued2025-04-30
dc.description.abstractEsta pesquisa partiu da premissa de que a implementação do enriquecimento curricular para todos é um modelo pedagógico inclusivo. Para isso, dividiu-se em Parte I – Estudos Teóricos e Parte II – Estudo Empírico. O estudo objetivou propor e avaliar a oferta de enriquecimento intracurricular, com abordagem do STEAM e mapeamento dos estilos de aprendizagem dos estudantes, por meio da formação docente em serviço, com caráter colaborativo. Desse modo, tratou-se de uma pesquisa-ação colaborativa, a qual supõe a participação da pesquisadora no percurso com a comunidade pesquisada, tendo, de forma conjunta, a escolha de instrumentos de investigação de estilos de aprendizagem e interesses dos estudantes, desenvolvimento de propostas de enriquecimento curricular e registros de acompanhamento. Foram 18 participantes, sendo seis professoras, seis Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral e seis Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área, todos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais que fazem parte do Programa Ensino Integral. Além deles, os estudantes de cada docente, participantes indiretos, receberam a oferta do enriquecimento intracurricular, sendo aproximadamente 180 durante o percurso. Para coleta de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: diário de bordo, conversas do WhatsApp e instrumentos elaborados pela pesquisadora: Protocolo Saberes e Fazeres Docentes, Protocolo Saberes sobre Formação Docente Continuada, Formulário de Avaliação do Encontro Formativo, Formulário de Avaliação do Material do Percurso Formativo, Protocolo de Observação e Análise de Aula, Roteiro da Entrevista Semiestruturada. Os resultados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, comprovando a eficácia da formação docente em serviço, constatando que as professoras passaram por um processo de descobertas e empoderamento profissional com ressignificação de práticas, construção de novos saberes docentes e superação de crenças, em uma trajetória de apoio pela qual cada vez mais tivessem autonomia e fossem protagonistas na oferta de enriquecimento intracurricular; portanto, considera- se que houve eficácia da formação docente em serviço, com caráter colaborativo, para a implementação do enriquecimento intracurricular, com abordagem do STEAM e mapeamento dos estilos de aprendizagem dos estudantes.pt
dc.description.abstractThis research was based on the premise that the implementation of curricular enrichment for all is an inclusive pedagogical model. To this end, it was divided into Part I – Theoretical Studies and Part II – Empirical Study. The study aimed to propose and evaluate the provision of intracurricular enrichment, with a STEAM approach and mapping of students' learning styles, through in-service teacher training, with a collaborative nature. Thus, it was a collaborative action research, which presupposes the researcher's participation in the journey with the researched community, having, jointly, the choice of instruments for investigating students' learning styles and interests, development of proposals for curricular enrichment and monitoring records. There were 18 participants, including six teachers, six General Pedagogical Management Coordinators and six Pedagogical Management Coordinators by Area, all from the Initial Years of Elementary Education in state public schools that are part of the Full-Time Education Program. In addition to them, the students of each teacher, indirect participants, received the offer of intracurricular enrichment, approximately 180 during the course. For data collection, the following instruments were used: logbook, WhatsApp conversations and instruments developed by the researcher: Teaching Knowledge and Practices Protocol, Knowledge Protocol on Continuing Teacher Training, Training Meeting Evaluation Form, Training Course Material Evaluation Form, Class Observation and Analysis Protocol, Semi-Structured Interview Script. The results were analyzed through the Discourse of the Collective Subject, proving the effectiveness of in-service teacher training, noting that the teachers went through a process of discoveries and professional empowerment with the redefinition of practices, construction of new teaching knowledge and overcoming of beliefs, in a trajectory of support through which they increasingly had autonomy and were protagonists in the provision of intracurricular enrichment; therefore, it is considered that there was effectiveness of in-service teacher training, with a collaborative character, for the implementation of intracurricular enrichment, with a STEAM approach and mapping of students' learning styles.en
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationBERGAMIN, Aletéia Cristina. Enriquecimento intracurricular inclusivo com abordagem STEAM, formação docente colaborativa, interesses e estilos de aprendizagem. 2025. 248 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
dc.identifier.latteshttps://lattes.cnpq.br/1135591557756226
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5076-8841
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311532
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectEnriquecimento curricularpt
dc.subjectSTEAMpt
dc.subjectEstilos de aprendizagem discentept
dc.subjectFormação docente em serviçopt
dc.subjectPesquisa colaborativapt
dc.subjectCurriculum enrichmenten
dc.subjectStudent learning stylesen
dc.subjectIn-service teacher trainingen
dc.subjectCollaborative researchen
dc.titleEnriquecimento intracurricular inclusivo com abordagem STEAM, formação docente colaborativa, interesses e estilos de aprendizagempt
dc.title.alternativeInclusive Intracurricular Enrichment with STEAM approach, collaborative teacher training, interests and learning stylesen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublication6c0748f0-1a53-4be6-a21d-55c2f1fc2033
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6c0748f0-1a53-4be6-a21d-55c2f1fc2033
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaDesenvolvimento e aprendizagempt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bergamin_ac_dr_bauru_par.pdf
Tamanho:
1.15 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bergamin_ac_dr_bauru_int.pdf
Tamanho:
6.86 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: