Publicação: Arte e educação: a cerâmica como ferramenta pedagógica no ensino de História
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Celeste Filho, Macioniro 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os professores do Ensino Fundamental I, ao estarem em sala de aula, enfrentam por vezes, uma resistência por parte de alguns alunos em relação a disciplinas mais teóricas. Cabe ao professor planejar propostas de ensino que cativem os alunos. A cerâmica entra neste cenário como uma proposta de ensino que visa educar de uma forma mais atrativa, para que o aluno participe ativamente do processo de aprendizagem, visto que metodologias ativas são estratégias de ensino que tem por objetivo incentivar os alunos a aprenderem de forma autodidata e participativa. Muito se fala atualmente sobre novos recursos de ensino, porém em sua maioria utilizam a tecnologia digital, esquecendo práticas tecnológicas que podem ser ressignificadas com novos objetivos. A cerâmica pode ser uma importante fonte de informação sobre os povos do nosso passado e presente, visto que ela esteve presente em toda a história. A Arte e a História entram nesta proposta através da cerâmica, de forma interdisciplinar, a argila passa a ser um recurso pedagógico. Por meio de problemas e situações reais, realizando atividades práticas que estimulem o aluno a um aprendizado concreto. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar: Pode a cerâmica ser um recurso, para o ensino de História? Qual a percepção dos professores sobre a utilização da cerâmica em sala de aula? O que os ceramistas acham dessa possibilidade? A pesquisa é de abordagem qualitativa e apresenta caráter exploratório, sendo realizada mediante levantamento bibliográfico, e entrevistas semiestruturadas, nas quais foram criados um roteiro de perguntas previamente estabelecidas. Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um material didático que aborda técnicas de cerâmica indígena: Acordelado, Beliscão e Paleteado, além de técnicas não indígenas: Placa e Boco, com a finalidade de serem trabalhadas em sala de aula. Visto que existe pouco material disponível sobre assunto, esta pesquisa pode ser utilizada para futuros trabalhos científicos na área.
Resumo (português)
Elementary School teachers, when in the classroom, sometimes face resistance from
some students in relation to more theoretical subjects. It is up to the teacher to plan
teaching proposals that captivate students. Ceramics enters this scenario as a
teaching proposal that aims to educate in a more attractive way, so that the student
actively participates in the learning process, since active methodologies are teaching
strategies that aim to encourage students to learn in a self-taught way. and
participatory. There is currently a lot of talk about new teaching resources, but most of
them use digitaltechnology, forgetting technological practices that can be redefined
with new objectives. Ceramics can be an important source of information about the
people of our past and present, as it has been present throughout history. Art and
History enter this proposal through ceramics, in an interdisciplinary way, clay
becomes a pedagogical resource. Through real problems and situations, carrying out
practical activities that encourage the student to concrete learning. In this context, the
present work aims to verify: Can ceramics be a resource for teaching History? What
are teachers’ perceptions of the use of ceramics inthe classroom? What do potters
think of this possibility? The research has a qualitative approach and is exploratory in
nature, being carried out through bibliographical research and semi-structured
interviews, in which a script of previously established questions were created. As a
result of this research, teaching material was developed that addresses indigenous
ceramic techniques: Acordelado, Pinch Pot and paleteado, as well as non-indigenous
techniques: Placa and Boco, with the purpose of being worked on in the classroom.
Since there is little material available on the subject, this research can be used for
future scientific work in the area
Descrição
Palavras-chave
Ensino Fundamental, História, Arte e educação, Recurso de ensino, Cerâmica
Idioma
Português
Como citar
MORAES, T. R. de. A arte e educação: a cerâmica como ferramenta pedagógica no ensino de história. 91 f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.