Logotipo do repositório
 

Publicação:
Arte e educação: a cerâmica como ferramenta pedagógica no ensino de História

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Celeste Filho, Macioniro

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os professores do Ensino Fundamental I, ao estarem em sala de aula, enfrentam por vezes, uma resistência por parte de alguns alunos em relação a disciplinas mais teóricas. Cabe ao professor planejar propostas de ensino que cativem os alunos. A cerâmica entra neste cenário como uma proposta de ensino que visa educar de uma forma mais atrativa, para que o aluno participe ativamente do processo de aprendizagem, visto que metodologias ativas são estratégias de ensino que tem por objetivo incentivar os alunos a aprenderem de forma autodidata e participativa. Muito se fala atualmente sobre novos recursos de ensino, porém em sua maioria utilizam a tecnologia digital, esquecendo práticas tecnológicas que podem ser ressignificadas com novos objetivos. A cerâmica pode ser uma importante fonte de informação sobre os povos do nosso passado e presente, visto que ela esteve presente em toda a história. A Arte e a História entram nesta proposta através da cerâmica, de forma interdisciplinar, a argila passa a ser um recurso pedagógico. Por meio de problemas e situações reais, realizando atividades práticas que estimulem o aluno a um aprendizado concreto. Nesse contexto o presente trabalho tem como objetivo verificar: Pode a cerâmica ser um recurso, para o ensino de História? Qual a percepção dos professores sobre a utilização da cerâmica em sala de aula? O que os ceramistas acham dessa possibilidade? A pesquisa é de abordagem qualitativa e apresenta caráter exploratório, sendo realizada mediante levantamento bibliográfico, e entrevistas semiestruturadas, nas quais foram criados um roteiro de perguntas previamente estabelecidas. Como resultado desta pesquisa, foi desenvolvido um material didático que aborda técnicas de cerâmica indígena: Acordelado, Beliscão e Paleteado, além de técnicas não indígenas: Placa e Boco, com a finalidade de serem trabalhadas em sala de aula. Visto que existe pouco material disponível sobre assunto, esta pesquisa pode ser utilizada para futuros trabalhos científicos na área.

Resumo (português)

Elementary School teachers, when in the classroom, sometimes face resistance from some students in relation to more theoretical subjects. It is up to the teacher to plan teaching proposals that captivate students. Ceramics enters this scenario as a teaching proposal that aims to educate in a more attractive way, so that the student actively participates in the learning process, since active methodologies are teaching strategies that aim to encourage students to learn in a self-taught way. and participatory. There is currently a lot of talk about new teaching resources, but most of them use digitaltechnology, forgetting technological practices that can be redefined with new objectives. Ceramics can be an important source of information about the people of our past and present, as it has been present throughout history. Art and History enter this proposal through ceramics, in an interdisciplinary way, clay becomes a pedagogical resource. Through real problems and situations, carrying out practical activities that encourage the student to concrete learning. In this context, the present work aims to verify: Can ceramics be a resource for teaching History? What are teachers’ perceptions of the use of ceramics inthe classroom? What do potters think of this possibility? The research has a qualitative approach and is exploratory in nature, being carried out through bibliographical research and semi-structured interviews, in which a script of previously established questions were created. As a result of this research, teaching material was developed that addresses indigenous ceramic techniques: Acordelado, Pinch Pot and paleteado, as well as non-indigenous techniques: Placa and Boco, with the purpose of being worked on in the classroom. Since there is little material available on the subject, this research can be used for future scientific work in the area

Descrição

Palavras-chave

Ensino Fundamental, História, Arte e educação, Recurso de ensino, Cerâmica

Idioma

Português

Como citar

MORAES, T. R. de. A arte e educação: a cerâmica como ferramenta pedagógica no ensino de história. 91 f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação