Possíveis relações entre funções executivas, neuroplasticidade e alfabetização : revisão integrativa
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Data
Autores
Orientador
Cincoto, Bianca Vitti
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente estudo tem como finalidade explorar as interações potenciais entre a neuroplasticidade, as funções executivas e o processo de aprendizado da leitura e escrita em crianças em fase escolar, com o intuito de elucidar como esses fatores afetam o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar. Trata-se de uma análise integrativa da literatura, que incluiu pesquisas nas bases de dados SciELO, CAPES e BVS, levando em conta publicações dos últimos cinco anos que abordam a faixa etária de 6 a 8 anos. Os trabalhos revisados demonstraram que a neuroplasticidade serve como base biológica para a aprendizagem, possibilitando ajustes nas conexões neurais em resposta a estímulos do ambiente, especialmente durante a infância. As funções executivas, que incluem memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, revelaram-se cruciais para a autorregulação, manutenção da atenção e resolução de desafios, afetando diretamente o domínio de habilidades como leitura e escrita. Além disso, ficou claro que abordagens pedagógicas baseadas em descobertas da neurociência, combinadas com ambientes que proporcionam afeto e estímulos, promovem tanto o desenvolvimento cognitivo quanto o socioemocional, favorecendo uma experiência de alfabetização mais eficaz e justa. Ao final, conclui-se que a união entre neurociência, psicologia e educação é essencial para otimizar o ensino, respeitando a forma como o cérebro infantil opera e potencializando o desenvolvimento integral dos pequenos
Resumo (inglês)
This study aims to explore the potential interactions between neuroplasticity, executive functions, and the reading and writing learning process in school-aged children, in order to elucidate how these factors affect cognitive development and school performance. It is an integrative literature review, which included searches in the SciELO, CAPES, and BVS databases, considering publications from the last five years that address the 6-8 year age group. The reviewed works demonstrated that neuroplasticity serves as the biological basis for learning, enabling adjustments in neural connections in response to environmental stimuli, especially during childhood. Executive functions, which include working memory, inhibitory control, and cognitive flexibility, proved crucial for self-regulation, attention maintenance, and problem-solving, directly affecting the mastery of skills such as reading and writing. Furthermore, it became clear that pedagogical approaches based on neuroscience findings, combined with environments that provide affection and stimulation, promote both cognitive and socio-emotional development, favoring a more effective and equitable literacy experience. In conclusion, the union between neuroscience, psychology, and education is essential to optimize teaching, respecting how the child's brain operates and maximizing the holistic development of young children.
Descrição
Palavras-chave
Neuroplasticidade, Funções executivas, Alfabetização, Neuroeducação, Desenvolvimento Infantil, Neuroplasticity, Executive functions, Literacy, Neuroeducation, Child development
Idioma
Português
Citação
OTTAVIANI, Beatriz. Possíveis relações entre funções executivas, neuroplasticidade e alfabetização: revisão integrativa. Orientadora: Bianca Vitti Cincoto. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.


