Publicação: Formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo e Antioquia
dc.contributor.advisor | Castro Filho, Cláudio Marcondes de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sala, Fabiana | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T15:22:07Z | |
dc.date.available | 2023-05-03T15:22:07Z | |
dc.date.issued | 2023-03-30 | |
dc.description.abstract | O estudo acerca da área de currículo e formação profissional do bibliotecário escolar se torna necessário em um contexto que passa por constantes mudanças e produz um volume de informações cada vez maior, onde a seleção, avaliação e uso de maneira competente dessa massa de dados são caracterizados como requisito fundamental para a formação social. Para atender a essa necessidade, o papel do bibliotecário escolar deve ser entendido não apenas como gestor, mas sim como educador, pois a biblioteca escolar constitui-se em um espaço por excelência para a formação integral do indivíduo. Dessa maneira, é essencial que as instituições de ensino na área de Biblioteconomia se comprometam com a formação de profissionais que se sintam capacitados e atraídos para atuar em ambientes educacionais, como devem ser consideradas as bibliotecas escolares. A partir dessa premissa, destaca-se a importância de analisar como a formação do bibliotecário escolar está sendo contemplada no interior dos currículos dos cursos de Biblioteconomia das universidades públicas de São Paulo (Brasil) e Antioquia (Colômbia). Assim, pautado nas demandas destacadas, a questão que norteia o problema de pesquisa é: de que maneira ocorre a formação do bibliotecário escolar no currículo acadêmico dos cursos de Biblioteconomia nas universidades públicas de São Paulo (Brasil) e Antioquia (Colômbia)? A tese é caracterizada pela argumentação de que, ao adotar sua estrutura curricular, os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, evidenciam aspectos da identidade e se comprometem com o perfil do profissional que se pretende formar. Dessa forma, objetiva-se com essa pesquisa analisar a formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo (Brasil) e de Antioquia (Colômbia). Em relação aos procedimentos metodológicos trata-se de um estudo comparativo. Para tanto, caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, abrangendo revisão bibliográfica, análise documental e entrevista semiestruturada. Como procedimento de interpretação de dados propõe-se utilizar a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o processo de formação possui lacunas e fragilidades que podem ser superadas e reestruturadas de forma colaborativa, valendo-se da experiência das disciplinas propostas por cada IES. A visão que os docentes da Colômbia têm sobre o bibliotecário escolar é claramente a de um bibliotecário com formação pedagógica, por isso, já definem esse profissional como maestro bibliotecário (professor bibliotecário). No Brasil, ainda não existe uma definição em consenso por parte dos professores e pesquisadores da área. Alguns defendem seu papel como mediador e incentivador de ações e atividades relacionadas à leitura e à literatura, outros reconhecem seu papel como educador e a sua contribuição nos processos de formação. Há também aqueles que compreendem a sua função política. Por isso, definir um perfil profissional no Brasil ainda é uma tarefa complexa. De todo modo, o ponto comum entre o que o que é proposto pela literatura da área e os docentes investigados no Brasil e na Colômbia é o entendimento de que a formação do bibliotecário escolar não pode ser generalista e técnica, envolvendo apenas ensinamentos ligados ao campo da Biblioteconomia, mas necessita estar alinhada também ao campo pedagógico e educacional. O bibliotecário escolar deve se entender e ter condições de atuar como um bibliotecário educador. Contudo, espera-se que essa pesquisa apresente contribuições teóricas e destaque os conteúdos que devem ser abordados nas disciplinas de biblioteca escolar, visando à promoção de habilidades e competências necessárias para a formação de um bibliotecário escolar humanizado e dinâmico, atento às iniciativas que possam colaborar com a promoção e o desenvolvimento da biblioteca escolar, e disposto a trabalhar para a formação e acolhimento de sua comunidade educacional. | pt |
dc.description.abstract | The study of the curriculum area and professional training of school librarians becomes necessary in a context of constant change and increasing volume of information, where the competent selection, evaluation, and use of this mass of data is a fundamental requirement for social formation. To meet this need, the role of the school librarian must be understood not only as a manager but also as an educator, as the school library constitutes an excellent space for the integral formation of the individual. Thus, it is essential that educational institutions in the field of Library Science commit themselves to training professionals who feel capable and attracted to work in educational environments, such as school libraries. Based on this premise, the importance of analyzing how the training of the school librarian is being addressed within the curricula of Library Science courses at public universities in São Paulo (Brazil) and Antioquia (Colombia) is emphasized. Therefore, guided by the highlighted demands, the research problem question is: how does the training of the school librarian occur in the academic curriculum of Library Science courses at public universities in São Paulo (Brazil) and Antioquia (Colombia)? The thesis is characterized by the argument that, by adopting its curriculum structure, Library Science and Information Science courses demonstrate aspects of identity and commit to the profile of the professional to be trained. Thus, the objective of this research is to analyze the training of the school librarian in the context of public universities in São Paulo (Brazil) and Antioquia (Colombia). Regarding the methodological procedures, it is a comparative study characterized by a descriptive qualitative research approach, including literature review, document analysis, and semi-structured interviews. The Content Analysis is proposed as the data interpretation procedure. The results demonstrate that the training process has gaps and weaknesses that can be overcome and restructured collaboratively, using the experience of the proposed disciplines by each IES. The vision that Colombian teachers have about the school librarian is clearly that of a librarian with pedagogical training, which is why they already define this professional as a maestro bibliotecario (teacher librarian). In Brazil, there is still no consensus definition among teachers and researchers in the area. Some defend their role as mediators and encouragers of actions and activities related to reading and literature, others recognize their role as educators and their contribution to the training processes. Some also understand their political function. Therefore, defining a professional profile in Brazil is still a complex task. Anyway, the common ground between what is proposed by the literature in the area and the investigated teachers in Brazil and Colombia is the understanding that the training of the school librarian cannot be generalist and technical, involving only teachings related to the field of Library Science, but needs to be aligned with the pedagogical and educational field as well. The school librarian must understand and be able to act as an educational librarian. However, it is expected that this research will present theoretical contributions and highlight the contents that should be addressed in school library disciplines, aiming at promoting skills and competencies necessary for the formation of a humanized and dynamic school librarian, attentive to initiatives that can collaborate with the promotion and development of the school library, and willing to work for the education and welcoming of its educational community. | en |
dc.description.abstract | El estudio sobre el área de currículo y formación profesional del bibliotecario escolar se vuelve necesario en un contexto que experimenta constantes cambios y produce un volumen de información cada vez mayor, donde la selección, evaluación y uso competente de esta masa de datos son requisitos fundamentales para la formación social. Para atender a esta necesidad, el papel del bibliotecario escolar debe entenderse no solo como gestor, sino también como educador, ya que la biblioteca escolar es un espacio por excelencia para la formación integral de la persona. Por lo tanto, es esencial que las instituciones educativas en el campo de la Biblioteconomía se comprometan con la formación de profesionales que se sientan capacitados y atraídos para trabajar en entornos educativos, como las bibliotecas escolares. A partir de esta premisa, se destaca la importancia de analizar cómo se está abordando la formación del bibliotecario escolar en los planes de estudio de las carreras de Biblioteconomía en las universidades públicas de São Paulo (Brasil) y Antioquia (Colombia). Por lo tanto, la pregunta que guía el problema de investigación es: ¿Cómo se lleva a cabo la formación del bibliotecario escolar en el plan de estudios de las carreras de Biblioteconomía en las universidades públicas de São Paulo (Brasil) y Antioquia (Colombia)? La tesis se caracteriza por argumentar que al adoptar su estructura curricular, los programas de Biblioteconomía y Ciencia de la Información evidencian aspectos de la identidad y se comprometen con el perfil del profesional que se pretende formar. Por lo tanto, el objetivo de esta investigación es analizar la formación del bibliotecario escolar en el contexto de las universidades públicas de São Paulo (Brasil) y Antioquia (Colombia). En cuanto a los procedimientos metodológicos, se trata de un estudio comparativo. Para ello, se caracteriza por una investigación cualitativa de tipo descriptiva, que incluye revisión bibliográfica, análisis documental y entrevistas semiestructuradas. Como procedimiento de interpretación de datos, se propone utilizar el Análisis de Contenido. Los resultados demuestran que el proceso de formación posee lagunas y debilidades que pueden ser superadas y reestructuradas de forma colaborativa, valiéndose de la experiencia de las disciplinas propuestas por cada IES. La visión que los docentes de Colombia tienen sobre el bibliotecario escolar es claramente la de un bibliotecario con formación pedagógica, por eso ya definen a este profesional como maestro bibliotecario (profesor bibliotecario). En Brasil aún no existe una definición en consenso por parte de los profesores e investigadores del área. Algunos defienden su papel como mediador y motivador de acciones y actividades relacionadas con la lectura y la literatura, otros reconocen su papel como educador y su contribución en los procesos de formación. También hay quienes comprenden su función política. Por eso, definir un perfil profesional en Brasil aún es una tarea compleja. De todos modos, el punto en común entre lo que es propuesto por la literatura del área y los docentes investigados en Brasil y Colombia es el entendimiento de que la formación del bibliotecario escolar no puede ser generalista y técnica, involucrando solamente enseñanzas ligadas al campo de la Biblioteconomía, sino que necesita estar alineada también al campo pedagógico y educacional. El bibliotecario escolar debe entenderse y tener condiciones para actuar como un bibliotecario educador. Sin embargo, se espera que esta investigación presente contribuciones teóricas y destaque los contenidos que deben ser abordados en las disciplinas de biblioteca escolar, buscando promover habilidades y competencias necesarias para la formación de un bibliotecario escolar humanizado y dinámico, atento a las iniciativas que puedan colaborar con la promoción y el desarrollo de la biblioteca escolar, y dispuesto a trabajar para la formación y acogida de su comunidad educativa. | es |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.citation | SALA, Fabiana. Formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo e Antioquia. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/243239 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Biblioteca escolar | pt |
dc.subject | Bibliotecário escolar | pt |
dc.subject | Currículo | pt |
dc.subject | Formação profissional | pt |
dc.subject | Competências profissionais | pt |
dc.subject | School library | en |
dc.subject | School librarian | en |
dc.subject | Curricular structure | en |
dc.subject | Professional qualification | en |
dc.subject | Professional competences | en |
dc.subject | Biblioteca de la escuela | es |
dc.subject | Estructura curricular | es |
dc.subject | Formación profesional | es |
dc.subject | Competencias profesionais | es |
dc.title | Formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo e Antioquia | pt |
dc.title.alternative | Training of school librarians in the context of public universities in São Paulo and Antioquia | en |
dc.title.alternative | Formación del bibliotecario escolar en el contexto de las universidades públicas de São Paulo y Antioquia | es |
dc.type | Tese de doutorado | |
dcterms.impact | Uma pesquisa que compara a formação de bibliotecários escolares em universidades públicas de São Paulo e Antioquia pode ter um impacto social significativo. Primeiramente, a pesquisa fornece informações importantes sobre as diferenças e semelhanças na formação de bibliotecários escolares em dois contextos distintos, o que leva a uma maior compreensão das necessidades e desafios enfrentados pelos profissionais da área em cada região. Além disso, a pesquisa contribui para a identificação das áreas em que a formação de bibliotecários escolares pode ser aprimorada em ambas as regiões. Com base nos resultados da pesquisa, as universidades podem ajustar seus currículos acadêmicos para melhor atender às necessidades dos estudantes e do mercado de trabalho. A pesquisa também pode ter um impacto positivo na sociedade em geral, já que bibliotecários escolares desempenham um papel fundamental no desenvolvimento educacional de crianças e jovens. Uma formação mais adequada e abrangente dos bibliotecários escolares pode ajudar a melhorar a qualidade da educação, fornecendo aos estudantes acesso a materiais e recursos de alta qualidade que podem contribuir para seu aprendizado e crescimento. A pesquisa também pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU de várias maneiras: 1- Objetivo 4: Educação de Qualidade: A formação do bibliotecário escolar é uma parte importante da educação de qualidade. A pesquisa identifica as habilidades e competências necessárias para o bibliotecário escolar desempenhar um papel efetivo na melhoria da qualidade da educação nas escolas; 2- Objetivo 5: Igualdade de Gênero: O bibliotecário escolar desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero, fornecendo acesso a recursos que reflitam a diversidade de perspectivas e experiências. A pesquisa explora como a formação do bibliotecário escolar pode incluir a perspectiva de gênero em seu trabalho e como isso pode impactar os alunos; 3- Objetivo 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico: A pesquisa destaca como a formação do bibliotecário escolar pode ajudar a desenvolver habilidades que são relevantes para atuação do profissional e podem contribuir para o crescimento econômico. Por exemplo, habilidades em tecnologia da informação e comunicação (TIC) que são cada vez mais importantes; 4- Objetivo 10: Redução das Desigualdades: A pesquisa analisa como a formação do bibliotecário escolar pode ajudar a reduzir as desigualdades educacionais. Por exemplo, a formação do bibliotecário escolar pode incluir habilidades para trabalhar com alunos com necessidades especiais ou em situação de vulnerabilidade; 5 - Objetivo 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes: A pesquisa pode elucidar sobre como a formação do bibliotecário escolar pode contribuir para a construção de uma cultura de paz e justiça nas escolas. Por exemplo, a formação do bibliotecário escolar pode incluir habilidades para lidar com conflitos e promover o diálogo e a compreensão mútua entre os alunos. A educação é uma parte essencial do desenvolvimento sustentável e a formação do bibliotecário escolar é uma parte importante da educação. Em resumo, a pesquisa comparativa sobre a formação do bibliotecário escolar no contexto das universidades públicas de São Paulo e Antioquia pode ter um impacto significativo na melhoria da formação e desempenho dos profissionais da área, bem como na qualidade da educação oferecida às crianças e jovens. | pt |
dcterms.impact | A research comparing the education of school librarians in public universities of São Paulo and Antioquia can have significant social impact. Firstly, the research provides important information about the differences and similarities in the education of school librarians in two distinct contexts, leading to a greater understanding of the needs and challenges faced by professionals in each region. Additionally, the research contributes to identifying areas where the education of school librarians can be improved in both regions. Based on the research results, universities can adjust their academic curricula to better meet the needs of students and the job Market. The research can also have a positive impact on society as a whole, as school librarians play a fundamental role in the educational development of children and young people. A more appropriate and comprehensive education of school librarians can help improve the quality of education by providing students access to highquality materials and resources that can contribute to their learning and growth. Furthermore, the research can contribute to the socio-economic development of the country in line with the UN's Sustainable Development Goals in several ways: 1- Goal 4: Quality Education: The education of school librarians is an important part of quality education. The research identifies the skills and competencies necessary for school librarians to play an effective role in improving the quality of education in schools; 2- Goal 5: Gender Equality: School librarians play a fundamental role in promoting gender equality by providing access to resources that reflect the diversity of perspectives and experiences. The research explores how the education of school librarians can include a gender perspective in their work and how this can impact students; 3- Goal 8: Decent Work and Economic Growth: The research highlights how the education of school librarians can help develop skills that are relevant to the professional's performance and can contribute to economic growth. For example, skills in information and communication technology (ICT) that are increasingly important; 4- Goal 10: Reduced Inequalities: The research examines how the education of school librarians can help reduce educational inequalities. For example, the education of school librarians can include skills to work with students with special needs or in vulnerable situations; 5 - Goal 16 - Peace, Justice and Strong Institutions: The research can shed light on how the education of school librarians can contribute to the building of a culture of peace and justice in schools. For example, the education of school librarians can include skills to deal with conflicts and promote dialogue and mutual understanding among students. Education is an essential part of sustainable development, and the education of school librarians is an important part of education. In summary, the comparative research on the education of school librarians in the context of public universities of São Paulo and Antioquia can have a significant impact on improving the education and performance of professionals in the field, as well as the quality of education offered to children and young people. | en |
dcterms.impact | Una investigación que compara la formación de bibliotecarios escolares en universidades públicas de São Paulo y Antioquia puede tener un impacto social significativo. En primer lugar, la investigación proporciona información importante sobre las diferencias y similitudes en la formación de bibliotecarios escolares en dos contextos distintos, lo que lleva a una mayor comprensión de las necesidades y desafíos enfrentados por los profesionales del área en cada región. Además, la investigación contribuye a la identificación de las áreas en las que la formación de bibliotecarios escolares puede ser mejorada en ambas regiones. Basándose en los resultados de la investigación, las universidades pueden ajustar sus planes de estudios académicos para satisfacer mejor las necesidades de los estudiantes y del mercado laboral. La investigación también puede tener un impacto positivo en la sociedad en general, ya que los bibliotecarios escolares desempeñan un papel fundamental en el desarrollo educativo de niños y jóvenes. Una formación más adecuada y completa para los bibliotecarios escolares puede ayudar a mejorar la calidad de la educación, proporcionando a los estudiantes acceso a materiales y recursos de alta calidad que pueden contribuir a su aprendizaje y crecimiento. La investigación también puede contribuir al desarrollo socioeconómico del país en línea con los Objetivos de Desarrollo Sostenible de la Agenda 2030 de la ONU de varias maneras: 1- Objetivo 4: Educación de calidad: La formación del bibliotecario escolar es una parte importante de la educación de calidad. La investigación identifica las habilidades y competencias necesarias para que el bibliotecario escolar desempeñe un papel efectivo en la mejora de la calidad de la educación en las escuelas; 2- Objetivo 5: Igualdad de género: El bibliotecario escolar desempeña un papel fundamental en la promoción de la igualdad de género, proporcionando acceso a recursos que reflejen la diversidad de perspectivas y experiencias. La investigación explora cómo la formación del bibliotecario escolar puede incluir la perspectiva de género en su trabajo y cómo esto puede afectar a los estudiantes; 3- Objetivo 8: Trabajo decente y crecimiento económico: La investigación destaca cómo la formación del bibliotecario escolar puede ayudar a desarrollar habilidades relevantes para la profesión y que pueden contribuir al crecimiento económico. Por ejemplo, habilidades en tecnología de la información y comunicación (TIC) que son cada vez más importantes; 4- Objetivo 10: Reducción de las desigualdades: La investigación analiza cómo la formación del bibliotecario escolar puede ayudar a reducir las desigualdades educativas. Por ejemplo, la formación del bibliotecario escolar puede incluir habilidades para trabajar con estudiantes con necesidades especiales o en situación de vulnerabilidade; 5- Objetivo 16: Paz, justicia e instituciones sólidas: La investigación puede arrojar luz sobre cómo la formación del bibliotecario escolar puede contribuir a la construcción de una cultura de paz y justicia en las escuelas. Por ejemplo, la formación del bibliotecario escolar puede incluir habilidades para manejar conflictos y promover el diálogo y la comprensión mutua entre los estudiantes. La educación es una parte esencial del desarrollo sostenible y la formación del bibliotecario escolar es una parte importante de la educación. En resumen, la investigación comparativa sobre la formación del bibliotecario escolar en el contexto de las universidades públicas de São Paulo y Antioquia puede tener un impacto significativo en la mejora de la formación y el rendimiento de los profesionales del área, así como en la calidad de la educación ofrecida a niños y jóvenes. | es |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Ciência da Informação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Informação, tecnologia e conhecimento | pt |
unesp.researchArea | Gestão, mediação e uso da informação | pt |
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