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Publicação:
Alécio de Andrade: um estudo artístico-biográfico

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Orientador

Nascimento, José Leonardo do

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O fotógrafo Alécio de Andrade (1938–2003) tornou-se conhecido pelo público carioca na década de 1960, quando passa a figurar nas crônicas de José Carlos de Oliveira no Jornal do Brasil. Sua primeira exposição, "Itinerário da infância" (Petite Galerie, 1964), é saudada por Carlos Drummond de Andrade com um poema. Em 1971, Alécio é o primeiro brasileiro a ser aceito na agência Magnum de fotógrafos. Sua obra, contudo, marcada pela afeição que dedica a seus retratados, permanece ignorada pelo grande público. Com o objetivo de apresentá-la e discuti-la no contexto da vida do fotógrafo, propõe-se uma narrativa biográfica, baseada em cartas, artigos de jornal e depoimentos; em seguida, discutem-se os procedimentos de Alécio, considerando-se tanto suas raízes históricas quanto a situação de sua fotografia em relação a seus contemporâneos. Conclui-se que a contribuição do fotógrafo para a sua linguagem está provavelmente vinculada à experiência urbana de sua juventude, a mesma que possibilitou a Bossa Nova.

Resumo (inglês)

Photographer Alécio de Andrade (1938–2003) became known to the ‘cariocas’ in the 1960’s, as a character of José Carlos de Oliveira’s chronicles for Jornal do Brasil. Alécio’s first exhibition, Itinerário da infância (“Roadmap to childhood”, in a free translation; Petite Galerie, 1964) is praised by Carlos Drummond de Andrade, who writes a poem for the pictures. In 1971, Alécio becomes the first Brazilian to be accepted to Magnum Photos. His work, however, distinguishable for its affectiveness toward the subject, remains largely ignored. Aiming to present it and put it to discussion, keeping its relation to the photographer’s life, a biographical narrative is proposed, based upon correspondence, newspaper articles and interviews; then, Alécio’s procedures are discussed, considering its historical roots as well as the situation of his photography relatively to his peers. Research points to the conclusion that Alécio’s contribution to photography is probably connected to his urban experience as an young man, the same experience which made Bossa Nova possible.

Descrição

Palavras-chave

Fotografia, Fotojornalismo, Fotógrafos

Idioma

Português

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