Publicação: Como formar diferentes gerações para busca de informações relevantes e com fontes de credibilidade na esfera pública
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Andrelo, Roseane 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Relações Públicas - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
RESUMO O presente estudo tem como propósito observar de que forma diferentes gerações se adequam à ação de alfabetização midiática informacional, baseando-se na literacia midiática, principalmente no que diz respeito a como deve ser feito o letramento do público escolhido para interpretação crítica das informações encontradas nas mídias móveis que interferem na esfera pública e em seus desdobramentos, como saúde pública, que é um dos temas trabalhados no curso. O trabalho leva em conta o cenário de pós-verdade, big data e algoritmos, pretendendo encorajar os participantes a se empoderarem com a utilização do conhecimento obtido para leitura e escolha de fontes em suas futuras buscas por informações. Para isso o trabalho de conclusão de curso foi pensado no formato de produto, onde foi criado o curso “Fake News: Como evitar?”, contendo uma cartilha educativa. A aplicação foi feita em duas gerações, uma próxima da cultura digital (geração y, 21 a 34 anos) e outra mais distante (geração dos baby boomers, 51 a 64 anos). Foi possível perceber, com a aplicação do curso, que as pessoas entenderam a importância da literacia midiática informacional dentro da educação de base na formação de cidadania; que existem nuances entre a geração y e a geração dos baby boomers, como por exemplo o interesse pelo curso, a pós-verdade e a aproximação com a internet; e, por fim, que o exercício proposto na aplicação do curso mostrou que ambas as gerações conseguiram aprender, ainda que na geração dos baby boomers isso tenha acontecido em menor grau.
Resumo (inglês)
The purpose of the present study is to observe how different generations fit the action of informational media literacy, based on media literacy, especially regarding how the literacy of the chosen public should be done to critically interpret the information found in the media. Mobile media that interfere in the public sphere and its developments, such as public health, which is one of the topics discussed in the course. The work takes into account the post- truth, big data and algorithms scenario, aiming to encourage participants to empower themselves with the use of knowledge obtained for reading and choosing sources in their future search for information. For this the course completion work was thought of in product format, where was created the course "Fake News: How to avoid?", Containing an educational booklet. The application was made in two generations, one close to the digital culture (generation y, 21 to 34 years old) and another more distant (baby boomer generation, 51 to 64 years old). It was possible to realize, with the application of the course, that people understood the importance of informational media literacy within basic education in the formation of citizenship; that there are nuances between the y generation and the baby boomer generation, such as the interest in the course, the post-truth and the approach to the internet; and finally, that the exercise proposed in the course application showed that both generations were able to learn, although in the baby boomer generation this happened to a lesser extent.
Descrição
Palavras-chave
Literacia midiática informacional, Esfera pública, Desinformação, Cultura digital, Fake news, Informational media literacy, Public sphere, Misinformation, Digital culture
Idioma
Português