Logotipo do repositório
 

Publicação:
Informática e democratização do ensino: o uso de computadores na rede pública do município de Araraquara

dc.contributor.advisorGentilini, João Augusto [UNESP]
dc.contributor.advisorMoraes, Raquel Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorMonteiro, Viviane da Silveira [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:04Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:04Z
dc.date.issued2005-02-23
dc.description.abstractEste trabalho focaliza a política de Informatização na Educação Brasileira, mais especificamente no município de Araraquara, na rede estadual, onde foi implantado o programa de informática na educação do governo, o ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação. A motivação principal foi a intensa publicidade oficial com relação ao referido Programa, enfatizando o fato de que a introdução do computador na escola seria um dos fatores “transformadores” da melhoria da qualidade do ensino e acesso do aluno ao mundo do conhecimento face às grandes mudanças tecnológicas da sociedade do fim do século XX. O trabalho trata da política oficial de Informática na Educação no Brasil e procura constatar se, de fato, a introdução desta tecnologia produz os resultados esperados e está em consonância com os objetivos que o Ministério da Educação anunciou com tanta ênfase. Utiliza como metodologia um estudo teórico, centrado nas categorias conhecimento, informação, democratização e reificação técnica e, posteriormente, uma pesquisa de campo, em duas escolas públicas de Ensino Médio no município de Araraquara. Verificou-se a utilização dos computadores em outras atividades que não as pedagógicas (fora do período de aula) e restrito interesse dos professores em utilizar esta tecnologia, apesar da expectativa dos alunos quanto à utilização das SAI - Salas de Ambiente de Informática e pouca adesão, nas unidades escolares, a todas as propostas indicadas nos objetivos do ProInfopt
dc.description.abstractThis work focuses the politics of Computerization in the Brazilian Education, more specifically in the city of Araraquara, the state net, where the program of computer science in the education of the government was implanted, the ProInfo - National Program of Computer science in the Education. The main motivation was the intense official advertising with relation to the related Program, emphasizing the fact of that the introduction of the computer in the school would be one of the factors the transforming of the improvement of the quality of the education and access of the pupil to the world of the knowledge face to the great technological changes of the society of the end of century XX. The work deals with the official politics of Computer science in the Education in Brazil and looks for to evidence if, in fact, the introduction of this technology produces the results waited and is in accord with the objectives that the Ministry of the Education announced with as much emphasis. It uses as methodology a theoretical study, centered in the categories knowledge, information, democratization and technique and, later, a research of field, in two public schools of Average Education in the city of Araraquara. It was verified use of the computers in other activities that not pedagogical them (it are of the period of lesson) and restricted interest of the professors in using this technology, despite the expectation of the pupils how much to the use of them IT LEAVES - Rooms Environment of Computer science and little adhesion, in the pertaining to school units, to all the proposals indicated in the objectives of the ProInfoen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent110 f. : tabs.
dc.identifier.aleph000691253
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationMONTEIRO, Viviane da Silveira. Informática e democratização do ensino: o uso de computadores na rede pública do município de Araraquara. 2005. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2005.
dc.identifier.filemonteiro_vs_me_arafcl.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/96272
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt
dc.subjectEducação - Brasilpt
dc.subjectDemocratization of educationen
dc.titleInformática e democratização do ensino: o uso de computadores na rede pública do município de Araraquarapt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaPolítica e gestão educacionalpt
unesp.researchAreaPolítica educacionalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
monteiro_vs_me_arafcl.pdf
Tamanho:
344.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format