Publicação: Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras
dc.contributor.advisor | André, Carminda Mendes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Carmen Pinheiro da [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-08-15T17:46:30Z | |
dc.date.available | 2016-08-15T17:46:30Z | |
dc.date.issued | 2016-05-31 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como um de seus principais objetivos vivenciar o desenvolvimento de um processo artístico educativo com uma turma de 16 crianças entre 10 e 11 anos, estudantes do 6º ano na Escola Estadual Carlos Ayres, localizada no bairro do Grajaú, extremo sul de São Paulo. No período de exercício, de abril a novembro de 2014, a pergunta que guiou o processo foi: como desenvolver uma pedagogia artística e crítica com crianças, por meio da linguagem teatral e da instauração de utopias infantis em um encontro semanal de 2 horas e 30 minutos, dentro do espaço escolar, fora do seu horário curricular? A metodologia prática de pesquisa procurou criar alguns deslocamentos e adaptações dos procedimentos artísticos de criação do projeto teatral dos artistas da II Trupe de Choque – coletivo no qual a propositora participa como atriz –, para ir ao encontro do processo artístico-pedagógico co as crianças de uma das escolas em que o grupo vem estabelecendo, desde setembro de 2012, uma parceria de residência artística. | pt |
dc.description.abstract | Esta investigación tuvo como uno de sus objetivos principales vivenciar el desarrollo de un proceso artístico educativo con un grupo de 16 niños de entre 10 y 11 años, estudiantes del sexto año en la Escuela Estadual Carlos Ayres, situada en el barrio de Grajaú, extremo sur de São Paulo. En el período de ejercicio, de abril a noviembre de 2014, la pregunta que guió el proceso fue: ¿cómo desarrollar una pedagogía artística y crítica con los niños, a través del lenguaje teatral y la instauración de utopías infantiles, en un encuentro semanal de 2 horas y 30 minutos, dentro del espacio escolar y fuera del horario de clases? La metodología práctica de la investigación buscó crear algunos desplazamientos y adaptaciones de los procedimientos artísticos de creación del proyecto teatral de los artistas de la II Trupe de Choque - colectivo en el que la proponente participa como actriz -, para ir al encuentro del proceso artístico-pedagógico con los niños de una de las escuelas con las cuales el grupo viene estableciendo desde septiembre de 2012, una asociación de residencia artística. | es |
dc.identifier.aleph | 000872213 | |
dc.identifier.capes | 33004013063P4 | |
dc.identifier.lattes | 0337663798764526 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143050 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Teatro | pt |
dc.subject | Teatro na escola pública | pt |
dc.subject | Arte e educação | pt |
dc.subject | Interlinguagem | pt |
dc.subject | Infância | pt |
dc.subject | Teatro feito por criança | pt |
dc.title | Em busca de uma pedagogia artística crítica utópica com crianças, as transgressoras do "tempo-de-agora": catadoras de restos e trapeiras | pt |
dc.title.alternative | En busca de una pedagogía artística crítica utópica con niños: los transgresores del "tiempo-de-ahora": colectores y harapientos | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 0337663798764526[1] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-0727-5766[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.graduateProgram | Artes - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Arte e educação | pt |
unesp.researchArea | Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silva_cp_me_ia_int.pdf
- Tamanho:
- 6.85 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3.04 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: