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Publicação:
O escolar como difusor de conhecimento sobre câncer bucal para a família: 2 anos de experiência

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Orientador

Rovida, Tânia Adas Saliba

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Odontologia - FOA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Families of low socioeconomic status have as a diffuser of knowledge that children and adolescents acquire information at school. Oral cancer is the 8th among different types of cancer in the world, has a high mortality rate due to late diagnosis. Early diagnosis may be obtained by means of a mouthpiece which may be self-examination taught in schools. The aim of this study was explanatory lectures on oral cancer regarding the etiology, symptoms, risk factors and their associations and to assess the level of student learning and the dissemination of knowledge to their families. The survey was conducted with 621 students from three state schools from Araçatuba SP-349 family and the school; a knowledge assessment was performed by means of a pre-designed questionnaire. Through the results analyzed in general, it was observed that 48% of the lectures before the students knew the correct way to answer the questions after the lectures the percentage of students who answered correctly reached 64%; with respect to parents that same percentage of correct answers was 54% to 63%. Based on these findings, we conclude that there was a significant increase in hits after the lectures, a high assimilation of learning by the students and a great power of diffusion for their families

Resumo (português)

Famílias de nível socioeconômico baixo têm como difusor de conhecimento crianças e adolescentes que adquirem a informação na escola. O câncer de boca representa o 8º entre os diferentes tipos de câncer no mundo, apresenta uma alta taxa de mortalidade devido a seu diagnóstico tardio. O diagnóstico precoce pode ser obtido por meio de um autoexame bucal que pode ser ensinado em escolas. O objetivo deste trabalho foi realizar palestras explicativas sobre câncer bucal abordando a etiologia, sintomatologia, fatores de risco e suas associações e, avaliar o nível de aprendizado dos estudantes e a difusão do conhecimento para seus familiares. A pesquisa foi realizada com 621 alunos de três escolas estaduais do município de Araçatuba-SP e com 349 familiares dos escolares; a avaliação do conhecimento foi feita por meio de um questionário pré-elaborado. Por meio dos resultados analisados de maneira geral, foi possível observar que antes das palestras 48% dos estudantes sabiam responder de maneira correta as questões, após as palestras o percentual de alunos que responderam corretamente chegou a 64%; com relação aos pais nesse mesmo o percentual de acertos foi de 54% para 63%. Com base nesses dados concluímos que houve um aumento de acertos significante após as palestras, uma alta assimilação do aprendizado pelos alunos e um grande poder de difusão para seus familiares

Descrição

Palavras-chave

Alunos, Neoplasias bucais, Autoexame, Mouth neoplasms

Idioma

Português

Como citar

MACHADO, Ana Carolina Bernardes. O escolar como difusor de conhecimento sobre câncer bucal para a família: 2 anos de experiência. 2014. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2014.

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