Publicação: O escolar como difusor de conhecimento sobre câncer bucal para a família: 2 anos de experiência
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rovida, Tânia Adas Saliba 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Odontologia - FOA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Families of low socioeconomic status have as a diffuser of knowledge that children and adolescents acquire information at school. Oral cancer is the 8th among different types of cancer in the world, has a high mortality rate due to late diagnosis. Early diagnosis may be obtained by means of a mouthpiece which may be self-examination taught in schools. The aim of this study was explanatory lectures on oral cancer regarding the etiology, symptoms, risk factors and their associations and to assess the level of student learning and the dissemination of knowledge to their families. The survey was conducted with 621 students from three state schools from Araçatuba SP-349 family and the school; a knowledge assessment was performed by means of a pre-designed questionnaire. Through the results analyzed in general, it was observed that 48% of the lectures before the students knew the correct way to answer the questions after the lectures the percentage of students who answered correctly reached 64%; with respect to parents that same percentage of correct answers was 54% to 63%. Based on these findings, we conclude that there was a significant increase in hits after the lectures, a high assimilation of learning by the students and a great power of diffusion for their families
Resumo (português)
Famílias de nível socioeconômico baixo têm como difusor de conhecimento crianças e adolescentes que adquirem a informação na escola. O câncer de boca representa o 8º entre os diferentes tipos de câncer no mundo, apresenta uma alta taxa de mortalidade devido a seu diagnóstico tardio. O diagnóstico precoce pode ser obtido por meio de um autoexame bucal que pode ser ensinado em escolas. O objetivo deste trabalho foi realizar palestras explicativas sobre câncer bucal abordando a etiologia, sintomatologia, fatores de risco e suas associações e, avaliar o nível de aprendizado dos estudantes e a difusão do conhecimento para seus familiares. A pesquisa foi realizada com 621 alunos de três escolas estaduais do município de Araçatuba-SP e com 349 familiares dos escolares; a avaliação do conhecimento foi feita por meio de um questionário pré-elaborado. Por meio dos resultados analisados de maneira geral, foi possível observar que antes das palestras 48% dos estudantes sabiam responder de maneira correta as questões, após as palestras o percentual de alunos que responderam corretamente chegou a 64%; com relação aos pais nesse mesmo o percentual de acertos foi de 54% para 63%. Com base nesses dados concluímos que houve um aumento de acertos significante após as palestras, uma alta assimilação do aprendizado pelos alunos e um grande poder de difusão para seus familiares
Descrição
Palavras-chave
Alunos, Neoplasias bucais, Autoexame, Mouth neoplasms
Idioma
Português
Como citar
MACHADO, Ana Carolina Bernardes. O escolar como difusor de conhecimento sobre câncer bucal para a família: 2 anos de experiência. 2014. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Odontologia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2014.