Publicação: A importância da interdisciplinaridade entre o ensino de Física, Química e Biologia no Ensino fundamental
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Cardoso, Priscila Carla
Fonseca, Débora Cristina 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo principal deste estudo é compreender, a partir da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), de que maneira se dão as interlocuções entres as disciplinas de
Física, Química e Biologia no ensino fundamental. Para isso, a pesquisa buscou, a
partir do conceito da interdisciplinaridade, problematizar de que forma o professor
pode articular o seu plano de ensino amparado em duas ou mais disciplinas
concomitantes. Vale ressaltar que o histórico da educação brasileira, a finalidade do
ensino é formar cidadãos para o trabalho técnico e profissional, se distanciando de
um ensino mais filosófico e integrado para todas as áreas do conhecimento. Isso fez
com que a educação nacional promovesse e ainda promova um estudo sobre as
ciências de forma fragmentada contribuindo para o desinteresse dos alunos pelas
disciplinas de Física, Química e Biologia, pela complexidade que elas apresentam,
principalmente em aulas expositivas que não conquistam a atenção do aluno dentro
da sala de aula. Aqui é apresentada uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de
identificar as conexões entre essas disciplinas presentes na Base Comum Curricular,
a fim de compreender de que forma é tratada a interdisciplinaridade entre as
disciplinas de Física, Química e Biologia. Para isso se utilizou da análise de conteúdo
para análise dos dados. Ficou perceptível que a BNCC tem seu foco nos conteúdos e
nas habilidades que os alunos devem desenvolver durante cada etapa escolar, não
discutindo diretamente a questão da interdisciplinaridade. Constatou-se que a BNCC,
aborda pouco a questão da interdisciplinaridade, e cita de forma sucinta a importância
desse conceito, porém deixa sob responsabilidade do professor a decisão de como
fazê-lo. Isso implica em práticas docentes muitas vezes fragmentadas e sem sentido
para o aluno. Ainda aponta para a necessidade de se discutir a interdisciplinaridade
no âmbito da formação docente no país.
Resumo (inglês)
The main objective of this study is to understand, from the National Curricular Common
Base (BNCC), how the dialogues between the disciplines of Physics, Chemistry and
Biology take place in elementary school. For this, the research sought, from the
concept of interdisciplinarity, to problematize how the teacher can articulate his
teaching plan supported by two or more concomitant disciplines. It is worth mentioning
that the history of Brazilian education, the purpose of teaching is to train citizens for
technical and professional work, moving away from a more philosophical and
integrated teaching for all areas of knowledge. This made national education promote
and still promote a study of science in a fragmented way, contributing to the students'
lack of interest in the disciplines of Physics, Chemistry and Biology, due to the
complexity they present, especially in lectures that do not capture the attention of the
public. student inside the classroom. Here, a qualitative research is presented, with the
objective of identifying the connections between these disciplines present in the
Common Curricular Base, in order to understand how interdisciplinarity is treated
between the disciplines of Physics, Chemistry and Biology. For this, content analysis
was used for data analysis. It was noticeable that the BNCC focuses on the content
and skills that students must develop during each school stage, not directly discussing
the issue of interdisciplinarity. It was found that the BNCC, little approaches the issue
of interdisciplinarity, and quotes from succinctly the importance of this concept, but
leaves the decision on how to do it up to the teacher. This implies in teaching practices
that are often fragmented and meaningless for the student. It also points to the need
to discuss interdisciplinarity in the context of training teacher in the country.
Descrição
Palavras-chave
Interdisciplinar, Ciência, Ensino Fundamental, Educação, Interdisciplinary, Science, Teaching, Elementary school
Idioma
Português