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Publicação:
Análise dos caminhos isotrópicos adotados por pessoas com deficiência visual em um curso de Educação a Distância na perspectiva inclusiva

dc.contributor.advisorJúnior, Klaus Schlünzen [UNESP]
dc.contributor.advisorJúnior, Manoel Osmar Seabra [UNESP]
dc.contributor.authorTrentin, Denise Gregory [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:38Z
dc.date.issued2013-09-06
dc.description.abstractO presente trabalho pertence à Linha de Pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ de Presidente Prudente. A pesquisa teve como objetivo analisar os caminhos isotrópicos utilizados por cursistas com deficiência visual na Educação a Distância. Esta análise foi relativa às condições de acessibilidade no Ambiente Virtual de Aprendizagem Teleduc, para a realização do curso de Tecnologias Assistiva, oferecido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” de Presidente Prudente. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa do tipo analítico-exploratória. Os cursistas foram selecionados para participar da quarta edição, realizada no ano de 2011. Os procedimentos para coleta de dados contaram com observações pontuadas por um mediador e com a aplicação de questionários a quatro cursistas com deficiência visual. A análise do uso dos caminhos isotrópicos, pelos cursistas com deficiência visual, fundamentou-se nas teorias de Vygotski sobre zona de desenvolvimento proximal e sócio-construtivismo. Esta análise mostrou como os cursistas com deficiência visual avançaram em seu aprendizado utilizando seus caminhos isotrópicos. Observou-se o uso de caminho isotrópico externo, na atuação do monitor junto ao cursista para acessar as ferramentas e realizar as atividades do curso. A proposta da contribuição de outra pessoa auxiliando na aprendizagem e inclusão das pessoas com deficiência visual na Educação a Distância, e sua denominação como caminho isotrópico...pt
dc.description.abstractThis work belongs to the line of Research Practices and Training Processes in Education of the Postgraduate Program in Education of the Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho’ de Presidente Prudente. The present study had as basic objective, to analyze the isotropic paths used by visual deficient students in the Distance Education. This analysis was relative to the conditions of accessibility in the Teleduc Virtual Learning Environment for the accomplishment of the course of Assistive Technologies, offered for the State University “Júlio de Mesquita Filho” of Presidente Prudente. To reach this objective, an analytical – exploratory type research was performed, by means of observations and application of questionnaires to four students with visual deficiency that had been selected to participate of the fourth edition in 2011. The analysis of the use of the isotropic paths for the students with visual deficiency was based on the theories of Vygotski of proximal development zone and social-constructivism. This analysis showed how the students with visual deficiency have advanced in your learning using their isotropic paths. To assist the students on the access to the course tools and development of the activities, a monitor was invited. As result, it was analyzed the use of proper resources or isotropic paths for the students with visual deficiency. The use of external isotropic path was also analyzed, in the performance of the monitor. The proposal of the contribution of ‘another person’ to assist for the learning and inclusion of the people with visual deficiency in the Distance Education and its denomination... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent142 f. :
dc.identifier.aleph000725567
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationTRENTIN, Denise Gregory. Análise dos caminhos isotrópicos adotados por pessoas com deficiência visual em um curso de Educação a Distância na perspectiva inclusiva. 2013. 142 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
dc.identifier.filetrentin_dg_me_prud.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92254
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCegospt
dc.subjectIsotopospt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectDeficientes visuaispt
dc.subjectEducationpt
dc.titleAnálise dos caminhos isotrópicos adotados por pessoas com deficiência visual em um curso de Educação a Distância na perspectiva inclusivapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt
unesp.researchAreaPráticas e Processos Formativos em Educaçãopt

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