Logotipo do repositório
 

Publicação:
Condições para o desenvolvimento de práticas de ensino em professores de empreendedorismo

dc.contributor.advisorLopes Júnior, Jair [UNESP]
dc.contributor.authorSangaletti, Andréia Peretti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-06-17T19:34:10Z
dc.date.available2015-06-17T19:34:10Z
dc.date.issued2015-02-25
dc.description.abstractThe researches in Behavioral Analysis have shown improvements int he methodological procedures for teaching functional analysis for teachers. This study aimed to characterize the teaching conditions and behavioral measures of skills linked to an entrepreneurship module in vocational techinical course at secondary level and investigate whether the researcher interactions with the teacher to constitute instructional condition for the development of three components teaching repertoire: R1 = identication of behaviors that define the learning provided in the considered skills; R2 = planning conditions for the teaching of components behavior and for assessing the occurrence thereof under control of the planned relations; R3 = identification of correspondence between measures issued by the students in interaction with the conditions of teaching and evaluation prepared by the teacher and the descriptors that define the competencies deemed. The procedure was divided into four stages, which are subdivided into three steps. After the initial interview, was initiated Phase 1/Step 1 with the recording of lessons on the jurisdiction 1, editing the records, display the episodes the teachers and request for the same point whihc made the teaching and learning obatined by students. In phase 1/Step 2, we asked the teacher describing the corresponding actions of teaching and how students behaved front of their actions. In Phase 1/Step 3 the teacher could make estimated necessary changes in the text and in the next competence development plan. In phases 2 and 3, the procedures of steps 1,2 and 3 were replicated, this time considering the lessons relating to skills 5 (Phase 2) and 9 (Phase 3). In phase 4, the analysis of the teacher about the actions of the front students to available teaching conditions and relations with the repertoire required by the jurisdiction were recorded. Steps 1,2 and 3 Phase referred to the powers 1,5 and 9, respectively. The...en
dc.description.abstractAs pesquisas em Análise Comportamental têm demonstrado avanços nos procedimentos metodológicos para o ensino de análise funcional para professores. O presente estudo objetivou caracterizar as condições de ensino e as medidas compartamentais de competências vinculadas a um módulo de empreendedorismo em curso técnico profissionalizante em nível médio e investigar se as interações da pesquisadora com a professora se constituíriam em condições instrucional para o desenvolvimento de três componentes do repertório de ensino: R1 = identificação dos comportamentos que definem as aprendizagens previstas nas competências consideradas; R2 = planejamento de condições para o ensino dos comportamentos componentes e para a avaliação da ocorrência dos mesmos sob controle das relações previstas; R3 = identificação de correspondência entre medidas emitidas pelos alunos em interação com as condições de ensino e de avaliação disposta pelo professor e os descritores que definem as competências consideradas. O procedimento foi dividido em 4 fases, sendo estas subdivididas em 3 etapas. Após a entrevista inicial, foi iniciada a Fase 1/Etapa 1 com a gravação das aulas referentes à competência 1, edição dos registros, exibição dos episódios à professora e solicitação para a mesma apontar o que fez ao ensinar e as aprendizagens obtidas pelos alunos. Na fase 1/Etapa 2, foi solicitado que a professora descrevesse as ações correspondentes ao ensinar e como os alunos se comportaram frente a suas ações. Na fase 1/Etapa 3 a professora poderia efetuar alterações estimadas necessárias no texto e no plano de desenvolvimento da próxima competência. Nas fases 2 e 3, os procedimentos das etapas 1,2, e 3 foram replicados, desta feita considerando-se as aulas referentes às competência 5 (Fase 2) e 9 (Fase 3). Na Fase 4 foram registradas as análises da professora sobre as ações dos alunos frente às condições de ensino...pt
dc.format.extent170 f.
dc.identifier.aleph000830607
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationSANGALETTI, Andréia Peretti. Condições para o desenvolvimento de práticas de ensino em professores de empreendedorismo. 2015. 170 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesaquita Filho, Faculdade de Ciências, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/28-05-2015/000830607.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/123875
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectAvaliação de comportamentopt
dc.subjectEmpreendedorismopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEnsino tecnicopt
dc.subjectBehavioral assessmentpt
dc.titleCondições para o desenvolvimento de práticas de ensino em professores de empreendedorismopt
dc.title.alternativeConditions for the development of teaching practices in entrepreneurship teachersen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagempt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000830607.pdf
Tamanho:
614.54 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format