Logotipo do repositório
 

Publicação:
A construção dos saberes docentes na formação inicial de professores de educação física

dc.contributor.advisorSouza Neto, Samuel de [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Taynara Franco de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:11:36Z
dc.date.available2015-03-23T15:11:36Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAlguns estudiosos e pesquisadores nos últimos anos têm voltado atenção para a formação de professores, no que se refere sobretudo as questões dos saberes docentes, tentando, assim, compreender que saberes estão presentes na prática pedagógica. No âmbito desse processo e com o ingresso no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), tive um contato mais próximo com a escola, especificamente com os professores em exercício. Assim algumas indagações surgiram sobre o fato dos estudantes apresentarem um tipo de saber (discursivo) e os professores outros (pragmático). Embora ambos possam compartilhar algumas experiências comuns vinculadas ao processo de escolarização, cada um fala de um lugar diferente. Isto aponta para outro questionamento: qual é o lugar que o estudante, os professores da escola e da universidade ocupam no campo da formação. A partir deste contexto, o presente trabalho abrange a formação dos professores, a prática docente e os saberes docentes. Dessa forma objetiva-se compreender como os estudantes da disciplina de estágio supervisionado na escola e os professores da escola constroem/constituem/apontam os saberes que são mobilizados na prática de ensino. Especificadamente se busca (a) identificar os saberes que são mobilizados por estudantes de Educação Física na construção dos Projetos de Ensino e da Prática de Ensino no estágio;(b) analisar a origem desses saberes, tomando como referência a elaboração do Projeto de Ensino, a Prática de Ensino na escola e as Experiências no processo de escolarização;(c) estabelecer relações, se possível entre a aquisição desses saberes e a identidade docente;(d) apontar a compreensão que os professores da escola que recebem estagiários têm sobre os saberes docentes.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, que utiliza como técnicas para a coleta, a entrevista e a fonte documental, tendo na análise do conteúdo a...pt
dc.format.extent92 f.
dc.identifier.aleph000743265
dc.identifier.citationCARVALHO, Taynara Franco de. A construção dos saberes docentes na formação inicial de professores de educação física. 2013. 92 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
dc.identifier.file000743265.pdf
dc.identifier.lattes7352600571268275
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118587
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt
dc.subjectPrático de ensinopt
dc.subjectEstagios supervisionadospt
dc.subjectCompetências essenciaispt
dc.subjectIdentidade profissionalpt
dc.subjectPesquisa bibliograficapt
dc.titleA construção dos saberes docentes na formação inicial de professores de educação físicapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7352600571268275
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000743265.pdf
Tamanho:
446.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format