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Publicação:
A contribuição dos jogos no processo de alfabetização

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Orientador

Osti, Andréia
Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A utilização dos jogos a favor do processo de alfabetização contribui com a amplificação de recursos práticos e ferramentas facilitadoras e enriquecedoras para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, em concordância ao modo como são aplicados, auxiliam na compreensão dos conteúdos de ensino da escrita e da leitura, refletindo de modo evidente no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Levando em consideração a relevância desses aspectos, o intuito desta pesquisa será analisar as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento, bem como o modo eficaz de inseri-los no planejamento escolar de forma que auxilie os professores na preparação de aulas dinâmicas e inovadoras, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, por meio de levantamento de artigos nos bancos de dados Scielo e periódico da CAPES. A análise dos dados considerou os seguintes critérios: o local e o tipo de pesquisa selecionada, ano de publicação, tipos de participantes contribuintes, objetivos, instrumentos utilizados e principais resultados obtidos, com recorte temporal de dos últimos cinco anos. Os resultados indicam que os jogos são boas ferramentas a serem inseridas em sala de aula ao passo que os professores compreendam e identifiquem as necessidades dos alunos e busquem, por meio desses, superar dificuldades referentes à apreensão da leitura e da escrita, tendo em vista a forma lúdica de aprender que o jogo pode proporcionar.

Resumo (inglês)

The use of games in favor of the literacy process contributes to the amplification of practical resources, as well as facilitating and enriching tools for the teaching learning process, considering that, in accordance with the way they are applied, they help in the understanding of the contents of teaching writing and reading, clearly reflecting on the child's cognitive and social development. Taking into account the relevance of these aspects, the purpose of this research will be to analyze the contributions of games to the literacy process and literacy, as well as the effective way of inserting them in school planning in a way that helps teachers in the preparation of dynamic classes and innovative, favoring the students' learning process. Thus, a qualitative research, bibliographic in nature, was carried out by surveying articles in the Scielo database and CAPES journal. Data analysis considered the following criteria: the location and type of research selected, year of publication, types of contributing participants, objectives, instruments used and main results obtained, with a time frame of the last five years. The results indicate that the games are good tools to be inserted in the classroom while the teachers understand and identify the needs of the students and seek, through these, to overcome difficulties related to the apprehension of reading and writing, in view of the playful way of learning that the game can provide.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização, Jogos, Aprendizagem, Literacy, Games, Learning

Idioma

Português

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