Publicação: A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
dc.contributor.advisor | Osti, Andréia [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de | |
dc.contributor.author | Fabiano, Julia Jordão de Mello | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T17:32:53Z | |
dc.date.available | 2023-06-29T17:32:53Z | |
dc.date.issued | 2023-06-02 | |
dc.description.abstract | A utilização dos jogos a favor do processo de alfabetização contribui com a amplificação de recursos práticos e ferramentas facilitadoras e enriquecedoras para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, em concordância ao modo como são aplicados, auxiliam na compreensão dos conteúdos de ensino da escrita e da leitura, refletindo de modo evidente no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Levando em consideração a relevância desses aspectos, o intuito desta pesquisa será analisar as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento, bem como o modo eficaz de inseri-los no planejamento escolar de forma que auxilie os professores na preparação de aulas dinâmicas e inovadoras, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, por meio de levantamento de artigos nos bancos de dados Scielo e periódico da CAPES. A análise dos dados considerou os seguintes critérios: o local e o tipo de pesquisa selecionada, ano de publicação, tipos de participantes contribuintes, objetivos, instrumentos utilizados e principais resultados obtidos, com recorte temporal de dos últimos cinco anos. Os resultados indicam que os jogos são boas ferramentas a serem inseridas em sala de aula ao passo que os professores compreendam e identifiquem as necessidades dos alunos e busquem, por meio desses, superar dificuldades referentes à apreensão da leitura e da escrita, tendo em vista a forma lúdica de aprender que o jogo pode proporcionar. | pt |
dc.description.abstract | The use of games in favor of the literacy process contributes to the amplification of practical resources, as well as facilitating and enriching tools for the teaching learning process, considering that, in accordance with the way they are applied, they help in the understanding of the contents of teaching writing and reading, clearly reflecting on the child's cognitive and social development. Taking into account the relevance of these aspects, the purpose of this research will be to analyze the contributions of games to the literacy process and literacy, as well as the effective way of inserting them in school planning in a way that helps teachers in the preparation of dynamic classes and innovative, favoring the students' learning process. Thus, a qualitative research, bibliographic in nature, was carried out by surveying articles in the Scielo database and CAPES journal. Data analysis considered the following criteria: the location and type of research selected, year of publication, types of contributing participants, objectives, instruments used and main results obtained, with a time frame of the last five years. The results indicate that the games are good tools to be inserted in the classroom while the teachers understand and identify the needs of the students and seek, through these, to overcome difficulties related to the apprehension of reading and writing, in view of the playful way of learning that the game can provide. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/244266 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Alfabetização | pt |
dc.subject | Jogos | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Literacy | en |
dc.subject | Games | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.title | A contribuição dos jogos no processo de alfabetização | pt |
dc.title.alternative | The contribution of games in the literacy process | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dcterms.impact | Estudos geológicos relacionados ao conhecimento sobre evolução dos continentes são de grande importância para diversas áreas do desenvolvimento, seja ela científica, econômica ou social. Ao investigar as condições de temperatura e a idade da formação das rochas na região de São Sebastião do Paraíso (MG), o trabalho contribui principalmente para avanço do conhecimento científico sobre o contexto da colisão entre dois blocos continentais. Em ambientes colisionais podem ocorrer diversos tipos de depósitos minerais, como, por exemplo, ouro, chumbo e zinco. Dessa maneira, essas informações têm a capacidade de auxiliar setores industriais, como a mineração, no entendimento de jazidas relacionadas ao ambiente da área pesquisada, podendo gerar empregos e desenvolvimento da sociedade. Assim, essa pesquisa pode auxiliar não apenas o conhecimento científico local, mas também beneficiar setores econômicos e sociais da região. | pt |
dcterms.impact | Geological studies related to the understanding of continental evolution are of great importance for various areas of development, be it scientific, economic, or social. By investigating the temperature conditions and age of rock formation in the São Sebastião do Paraíso (MG) region, this work contributes primarily to the advancement of scientific knowledge regarding the context of collision between two continental blocks. In collisional environments, various types of mineral deposits can occur, such as gold, lead, and zinc. Therefore, this information has the potential to assist industrial sectors, such as mining, in understanding deposits related to the research area, potentially generating employment and societal development. Thus, this research can not only contribute to local scientific knowledge but also benefit economic and social sectors in the region. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- fabiano_jjm_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.16 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- fabiano_jjm_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 157.41 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: