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Publicação:
O infotenimento no mundial da Rússia de 2018: uma análise de conteúdo do programa central da copa

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Orientador

Marques, José Carlos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Comunicação Social - FAAC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

Through the analysis of content proposed by the French scholar Laurence Bardin (2009), this work analyzed the coverage of the FIFA World Cup promoted by the Central da Copa, broadcast by Rede Globo. Presented by the journalist and presenter Tiago Leifert, the attraction that aired between June 14 and July 15 took to the receiver an increasingly common mix between information and entertainment, designated since the 1980s by the neologism infotainment. Fábia Dejavite (2006), one of the few researchers of the subject in Brazil, points out that infotainment journalism, also related to Soft News, finds success in the simplicity and speed with which it is assimilated by those who watch. In this way, journalism was, in short, an efficient way to attract the well-known public of the so-called information society according to Castells (1999). Authors like Geoffrey Baym (2008) and Daya Thussu (2007) score negatively and positively on the impacts of this type of journalism, which in many cases only amuses the audience instead of informing. On the qualitative and quantitative fronts, this work categorized and analyzed nine editions of the program that aired on the eve and days of the Brazilian National Team games. Through a critical eye, it was sought to observe specific approaches of the press, and, mainly, to answer if the programs informs by means of entertainment, or if only entertain by means of information.

Resumo (português)

Por meio da análise de conteúdo proposta pela estudiosa francesa Laurence Bardin (2009) este trabalho analisou a cobertura da Copa do Mundo promovida pelo programa Central da Copa, veiculado pela Rede Globo. Apresentado pelo jornalista e apresentador Tiago Leifert, a atração que foi ao ar entre os dias 14 de junho e 15 de julho levou ao receptor uma mistura cada vez mais corriqueira entre informação e entretenimento, designada a partir dos anos 1980 pelo neologismo infotenimento. Fábia Dejavite (2006), uma das poucas pesquisadoras do tema no Brasil, aponta que o jornalismo de infotenimento, relacionado também a editorias denominadas Soft News, encontra sucesso na simplicidade e na rapidez com que é assimilada por quem assiste. Desta forma, o jornalismo encontrava, enfim, uma forma eficiente de atrair o público notabilizado da chamada sociedade da informação de acordo com Castells (1999). Autores como Geoffrey Baym (2008) e Daya Thussu (2007) pontuam de forma negativa e positiva a respeito dos impactos desse tipo de jornalismo, que, em muitos casos, apenas diverte o receptor em detrimento a informa-lo. Nas frentes qualitativa e quantitativa, este trabalho categorizou e analisou nove edições do programa que foram ao ar nas vésperas e nos dias de jogo da seleção brasileira. Por meio de um olhar crítico, buscou-se observar abordagens específicas da imprensa, e, principalmente, responder se o programa informa por meio do entretenimento, ou se apenas entretém por meio de informações.

Descrição

Palavras-chave

Rede Globo, Copa do mundo (Futebol), Jornalismo, Desinformação, Communication

Idioma

Português

Como citar

DE LUCA, Rafael Marques. O infotenimento no mundial da Rússia de 2018: uma análise de conteúdo do programa central da copa. 2018. 121 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Comunicação Social-Jornalismo) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2018.

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