Publicação: Formando professores para alfabetizar crianças com dificuldades
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Data
2014
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Trata-se de projeto de pesquisa docente, com participação de alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Araraquara, UNIARA, aprovado pelo Comitê de Ética de UNIARA sob o protocolo no1260/11, em fase final. A constatação da existência de alunos da rede pública que se encontram no final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental e que ainda não estão alfabetizados nos fez propor este projeto com o objetivo de preparar alunos do Curso de Pedagogia, futuros professores alfabetizadores, para trabalharem com um grupo de escolares que se encontravam nessa situação. Das etapas metodológicas constam: a) busca de fundamentação teórica; b) seleção dos escolares com dificuldades de alfabetização; c) entrevistas com professores e familiares dos participantes; d) atividades de intervenção (duas vezes por semana durante um semestre) com os quatro participantes, na faixa etária de 11-12 anos, selecionados dentre 39 crianças atendidas pelo Projeto Vida Melhor. Os resultados obtidos forneceram a base para a prática pedagógica com esses alunos que: a) apresentam baixa autoestima, necessitando de elogios constantes; b) estão inseridos em contextos familiares desestruturados; c) preferem atividades lúdicas e jogos de alfabetização no computador; d) apreciam atividades em grupo, mas necessitam de atividades individualizadas para atendimento de suas dificuldades específicas; e) apresentam dificuldade de retenção dos conteúdos. Os alunos do Curso de Pedagogia que participam do projeto têm tido oportunidade de, na sua formação inicial, vivenciar a realidade da rede escolar, pesquisando e avaliando práticas alfabetizadoras mais eficazes para esse tipo de aluno.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9202-9214