Publicação: Contribuições anarquistas para o ensino de geografia
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Maia, Diego Correa 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Geografia - IGCE
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A geografia escolar brasileira é uma das áreas que mais vem sofrendo com a educação tendenciosamente neoliberal. Dessa forma é de extrema relevância que se olhe para outros caminhos educacionais, como o da educação anarquista. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo geral caracterizar e analisar as contribuições anarquistas dentro do ensino libertário da geografia, para posteriormente proporcionar uma comparação do ensino libertário com o atual ensino, e demonstrar a possibilidade de um novo referencial para a educação básica brasileira. Para tanto, foi necessário utilizar de uma pesquisa qualitativa, já que aqui pode-se considerar que as relações existentes não são quantificáveis, e sim dignas de uma análise indutiva das referências bibliográficas. Quando se compreende a geografia dentro da sua criticidade e dentro dos princípios anarquistas, deixando de lado o tradicionalismo, tem-se uma geografia prazerosa para os educandos, auxiliando-os no encontro consigo mesmos; proporcionando escolhas próprias; o desejo de liberdade e a noção de coletivismo.
Resumo (inglês)
Brazilian geography education is one of the areas that has suffered the most with the education that is tendentiously neoliberal. Because of that, it is extremely important to consider other educational paths, such as anarchist education. Therefore, the present research’s objectives are to characterize and analyze the anarchist contributions for the geography libertarian approach of teaching, to later compare the libertarian teaching and the current teaching format, and by this way, to demonstrate the possibility of a new framework for Brazilian basic education. For that, it was necessary to use qualitative research methods, as in this case the existing relationships were not considered quantifiable, although they deserved inductive bibliographic references analysis. When geography is criticality understood according to the anarchist principles, without the traditionalism, there is a pleasurable geography for students that can help them to meet themselves; affording their own choices; the desire for freedom and the collectivism notion.
Descrição
Palavras-chave
Educação anarquista., Anarquismo., Geografia escolar., Ensino brasileiro., Anarchist education., Anarchism., Geography education., Brazilian education., Educação liberal, Liberal education
Idioma
Português