Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições anarquistas para o ensino de geografia

dc.contributor.advisorMaia, Diego Correa [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Tatiane Monteiro da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-01-31T19:15:06Z
dc.date.available2022-01-31T19:15:06Z
dc.date.issued2021-11-08
dc.description.abstractA geografia escolar brasileira é uma das áreas que mais vem sofrendo com a educação tendenciosamente neoliberal. Dessa forma é de extrema relevância que se olhe para outros caminhos educacionais, como o da educação anarquista. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo geral caracterizar e analisar as contribuições anarquistas dentro do ensino libertário da geografia, para posteriormente proporcionar uma comparação do ensino libertário com o atual ensino, e demonstrar a possibilidade de um novo referencial para a educação básica brasileira. Para tanto, foi necessário utilizar de uma pesquisa qualitativa, já que aqui pode-se considerar que as relações existentes não são quantificáveis, e sim dignas de uma análise indutiva das referências bibliográficas. Quando se compreende a geografia dentro da sua criticidade e dentro dos princípios anarquistas, deixando de lado o tradicionalismo, tem-se uma geografia prazerosa para os educandos, auxiliando-os no encontro consigo mesmos; proporcionando escolhas próprias; o desejo de liberdade e a noção de coletivismo.pt
dc.description.abstractBrazilian geography education is one of the areas that has suffered the most with the education that is tendentiously neoliberal. Because of that, it is extremely important to consider other educational paths, such as anarchist education. Therefore, the present research’s objectives are to characterize and analyze the anarchist contributions for the geography libertarian approach of teaching, to later compare the libertarian teaching and the current teaching format, and by this way, to demonstrate the possibility of a new framework for Brazilian basic education. For that, it was necessary to use qualitative research methods, as in this case the existing relationships were not considered quantifiable, although they deserved inductive bibliographic references analysis. When geography is criticality understood according to the anarchist principles, without the traditionalism, there is a pleasurable geography for students that can help them to meet themselves; affording their own choices; the desire for freedom and the collectivism notion.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216219
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação anarquista.pt
dc.subjectAnarquismo.pt
dc.subjectGeografia escolar.pt
dc.subjectEnsino brasileiro.pt
dc.subjectAnarchist education.en
dc.subjectAnarchism.en
dc.subjectGeography education.en
dc.subjectBrazilian education.en
dc.subjectEducação liberalpt
dc.subjectLiberal educationen
dc.titleContribuições anarquistas para o ensino de geografiapt
dc.title.alternativeAnarchist contributions to geography educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.undergraduateGeografia - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_tm_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.21 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_tm_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
132.82 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: