Logo do repositório
 

O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi

dc.contributor.advisorMortatti, Maria do Rosário Longo [UNESP]
dc.contributor.authorPaula, Luzia de Fátima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.available2014-06-11T19:24:57Z
dc.date.issued2004-07
dc.description.abstractA fim de contribuir para a compreensão da história do ensino de língua portuguesa no Brasil e para a compreensão da proposta de João Wanderley Geraldi acerca desse ensino, são analisados, nesta dissertação, aspectos da coletânea O texto na sala de aula, organizada por Geraldi e editada pela ASSOESTE, em 1984, e pela Ática, em 1997. Foram utilizados, para a pesquisa de que resultou esta dissertação, procedimentos de localização, reunião e ordenação da bibliografia de João Wanderley Geraldi e sobre sua obra e atuação profissional, que viabilizaram a análise da configuração textual da coletânea O texto na sala de aula, com ênfase nos artigos assinados por Geraldi. Foi possível concluir que o projeto do Wanderley, baseado nos pressupostos teóricos do interacionismo lingüístico e disseminado em nosso país a partir da década de 1980, por meio da coletânea em questão, pode ser considerado como uma revolução conceitual no âmbito desse ensino, especialmente em decorrência da centralidade atribuída ao texto e ao trabalho com as três práticas.pt
dc.description.abstractAiming to contribute to the understanding of the history of the Portuguese language teaching in Brazil and to the understanding of the proposal of João Wanderley Geraldi about this teaching, in the dissertation, aspects of the collection O texto na sala de aula, organized by Geraldi and edited by ASSOESTE in 1984, and by Ática, in 1997, are analyzed. For the research that resulted in this dissertation, procedures of localization, meeting, and ordering of the bibliography of João Wanderley Geraldi and about his work and professional acting that led to the analysis of the textual configuration of the collection O texto na sala de aula, with emphasis on the articles signed by Geraldi. It was possible to conclude that Wanderley's project based on the theoretical assumptions of linguistic interactionism and disseminated throughout our country from the 80's, through this collection, can be considered as a conceptual revolution in the field of this teaching, mainly in the arising of the centrality attributed to the text and to the work with three practices.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent144 f. + anexo
dc.identifier.aleph000226325
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationPAULA, Luzia de Fátima. O ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldi. 2004. 144 f. +. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2004.
dc.identifier.filepaula_lf_me_mar.pdf
dc.identifier.lattes7159018256371571
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91232
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectAtividades criativas na sala de aulapt
dc.subjectInteracionismo lingüísticopt
dc.subjectTeaching of Portuguese languageen
dc.subjectLinguistic interactionismen
dc.subjectHistory of the teaching of Portuguese in Brazilen
dc.titleO ensino de língua portuguesa no Brasil, segundo João Wanderley Geraldipt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7159018256371571
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino na educação brasileirapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
paula_lf_me_mar.pdf
Tamanho:
692.46 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format