As interações entre os/as estudantes na aprendizagem dos esportes coletivos: uma abordagem sobre os conflitos
Carregando...
Data
Orientador
Ferreira, Lilian Aparecida 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Nas aulas de Educação Física, as diversas interações entre os/as estudantes nos esportes coletivos acabam mobilizando confrontos e situações de oposição que caracterizam os conflitos. Esses conflitos podem se desdobrar em forma de brigas, xingamentos, violências físicas ou verbais entre outros. Apesar disso, os conflitos podem potencializar processos educativos que ensinem sobre respeito, solidariedade, escuta ativa do/a outro, dentre outras aprendizagens correspondentes às interações humanas. Por isso, o objetivo desse estudo foi analisar as interações sociais e os conflitos entre os/as estudantes em esportes coletivos nas aulas de Educação Física. O estudo adotou um delineamento orientado pela abordagem qualitativa com uma pesquisa de caráter descritivo. As técnicas de coletas utilizadas foram a observação, registradas em diário de campo, e entrevistas semiestruturadas. Os participantes da investigação foram 16 estudantes de uma turma de 9° ano de uma escola pública estadual do interior paulista. Os resultados nos permitiram formular três categorias de análise: 1) Ocorrências de conflitos nas interações e a atuação docente: Foi perceptível a influência que os colegas de equipe exerciam sobre as ações do jogo e comportamentos em aula, realizando fortes impactos na inflamação dos nervos dos/as colegas, bem como, alguns combinados feitos pela professora; 2) A questão do gênero nas aulas e os desdobramentos para se pensar os conflitos: as experiências de grande parte dos meninos nos jogos e esportes coletivos se mostrou muito mais ampla e significativa do que as das meninas, o que parece constituir um campo de muita diferença e que assinalava a sensação de injustiça sinalizada pelas meninas; 3) A relativização dos conflitos por parte dos/as alunos/as somada aos combinados estabelecidos com a docente: postura de passividade sobre os conflitos prejudicava o aprendizado e o desenvolvimento dos/as alunos/as nas questões das interações e de relacionamento, propiciando uma falsa sensação de normalidade e de respeito nas aulas, podendo levar a outras implicações. Mesmo com as contribuições trazidas por estes resultados, são necessárias mais pesquisas para contemplar e analisar os conflitos entre os/as estudantes a fim de fornecer mais elementos para compreensão e gestão dos conflitos na atuação docente.
Resumo (inglês)
In Physical Education classes, the various interactions among students in team sports often give rise to confrontations and oppositional situations that characterize conflicts. These conflicts may manifest as fights, insults, or physical and verbal violence, among other forms. Nevertheless, such conflicts can foster educational processes that promote respect, solidarity, active listening, and other forms of learning related to human interaction. Therefore, the objective of this study was to analyze social interactions and conflicts among students in team sports during Physical Education classes. The research followed a qualitative approach with a descriptive design. Data were collected through observations recorded in a field diary and semi-structured interviews. The participants were sixteen students from a 9thgrade class at a public state school in the countryside of São Paulo, Brazil. The results allowed the formulation of three categories of analysis: (1) Occurrences of conflicts in interactions and the teacher’s role: it was evident that teammates’ influence on gameplay and classroom behavior strongly affected emotional reactions, as well as some agreements established by the teacher; (2) Gender issues in classes and their implications for understanding conflicts: the boys’ experiences in games and team sports were broader and more significant than those of the girls, which revealed a field of marked difference and a perceived sense of injustice among the latter; and (3) The relativization of conflicts by students combined with agreements established with the teacher: students’ passive attitudes toward conflicts hindered learning and interpersonal development, creating a false sense of normality and respect in class, which may lead to further implications. Despite the contributions of these findings, further research is needed to explore and analyze conflicts among students, providing additional insights for understanding and managing such situations within teaching practice.
Descrição
Palavras-chave
Convivência, Ensino fundamental, Respeito, Social interaction, Elementary education, Respect
Idioma
Português
Citação
COSTA, Breno Enes Figueira Moutela. As interações entre os/as estudantes na aprendizagem dos esportes coletivos: uma abordagem sobre os conflitos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

