A resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo analítico
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Miguel, José Carlos 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Escolher o melhor caminho para solucionar problemas matemáticos tem sido um grande desafio para os alunos. Apoiam-se em hipóteses ancoradas às operações matemáticas básicas de maneira aleatória por meio de deduções, sem recorrerem aos procedimentos de resolução que envolvem a atenção, a memória, o pensamento, a reflexão. Logo, a insatisfação diante dos resultados negativos resulta em danos à aprendizagem e aversão ao conteúdo. O estudo se fundamenta em pesquisa bibliográfica, análise documental e análise qualitativa abordando a prática de Resolução de Problemas no contexto escolar. O objetivo principal da pesquisa é analisar os possíveis encaminhamentos metodológicos necessários ao desenvolvimento da capacidade de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos pautam-se em investigar o campo teórico referente a Resolução de Problemas, bem como sua contribuição para a fundamentação de práticas didáticas que resultam na aprendizagem dos alunos, proceder a uma análise documental sobre a proposta do trabalho com a Resolução de Problemas prevista nos documentos oficiais que regem a educação brasileira e refletir sobre a apropriação de conceitos matemáticos por meio da Resolução de Problemas. O aporte teórico da pesquisa situou-se nos estudos de Vygotsky, Leontiev e Davidov, tendo como premissa a Educação Desenvolvimental. Os resultados revelaram que a abordagem metodológica desse conteúdo deve levar em conta os processos de análise e reflexão que nele estão envolvidos, através de uma efetiva compreensão dos seus invariantes. Propor aos alunos situações matemáticas que contemplam processos de resolução na contrapartida de práticas centralizadas apenas em técnicas operatórias deve ser o propósito de situações didáticas intencionalmente planejadas. Mais do que conteúdo em si mesmo, a Resolução de Problemas pode se constituir em uma perspectiva metodológica para ensinar Matemática.
Resumo (inglês)
Choosing the best way to solve mathematical problems has been a great challenge for students. They are based on hypotheses anchored to basic mathematical operations in a random manner through deductions, without resorting to resolution procedures that involve attention, memory, thought, reflection. Therefore, dissatisfaction with negative results results in damage to learning and aversion to the content. The study is based on bibliographical research, documentary analysis and qualitative analysis addressing the practice of Problem Solving in the school context. The main objective of the research is to analyze the possible methodological approaches necessary to develop Problem Solving skills in Mathematics classes in the early years of Elementary School. The specific objectives are based on investigating the theoretical field regarding Problem Solving, as well as its contribution to the foundation of teaching practices that result in student learning, carrying out a documentary analysis on the proposed work with Problem Solving envisaged in the official documents that govern Brazilian education and reflect on the appropriation of mathematical concepts through Problem Solving. The theoretical contribution of the research was based on the studies of Vygotsky, Leontiev and Davidov, with Developmental Education as its premise. The results revealed that the methodological approach of this content must take into account the processes of analysis and reflection that are involved in it, through a practice of understanding. Proposing to students mathematical situations that include resolution processes as a counterpart to practices centered only on operational techniques must be the purpose of intentionally planned didactic situations. More than content in itself, Problem Solving can constitute a methodological perspective for teaching Mathematics.
Descrição
Palavras-chave
Educação., Resolução de problemas., Matemática Problemas, exercícios, etc., Ensino fundamental, Conceitos matemáticos., Education, Mathematics Problems, exercises, etc, Elementary education, Mathematical concepts
Idioma
Português
Citação
ROCHA, Rosangela Marques Gobato. A Resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo analítico. 2025. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP),
Marília, 2025.