Logo do repositório
 

Investigação sobre a construção das noções espaço-geométricas por alunos da educação infantil

dc.contributor.advisorCaetano, Richael Silva [UNESP]
dc.contributor.authorPaixão, Kelly Fernanda [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:25Z
dc.date.available2015-03-23T15:26:25Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractThis research aims to understand how students of Early Childhood Education (considering the range of 2-3 years) build the space - geometric notions from the interaction established with the school routine. The venue was a municipal school Miners Tietê, within the State of São Paulo. The interest in this research took place from two reasons: the first because of course taken “Mathematics in Early Childhood Education” and the second stemmed from my professional work in a school for early childhood education. This research is initially composed by bibliographic studies concerning the topic and was grounded in a qualitative interpretive approach, aiming to investigate the psychological process of building space - geometric notions in children. The procedures used in the initial research to collect data were interviews using the method of clinical type and Piagetian tests. Thus allows us to understand the construction of the geometric space by children in their topological, projective and Euclidean relationsen
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo principal compreender como os alunos de Educação Infantil (considerando a faixa dos 2 a 3 anos) constroem as noções espaço-geométricas, a partir da interação estabelecida com o cotidiano escolar. O local escolhido foi uma escola municipal de Mineiros do Tietê, no interior do Estado de São Paulo. O interesse em tal pesquisa deu-se a partir de dois motivos: o primeiro devido à disciplina cursada “Matemática na Educação Infantil” e o segundo adveio da minha atuação profissional em uma escola de Educação Infantil. Esta pesquisa inicialmente é composta pelos estudos bibliográficos do referente tema e embasa-se num enfoque qualitativo interpretativo, visando investigar o processo psicológico de construção das noções espaço-geométricas em crianças. Os procedimentos utilizados na referida pesquisa para a coleta de dados foram: entrevista segundo o método do tipo clínica e provas piagetianas. Deste modo, permite compreender a construção do espaço geométrico pelas crianças em suas relações topológicas, projetivas e euclidianaspt
dc.identifier.aleph000727711
dc.identifier.citationPAIXÃO, Kelly Fernanda. Investigação sobre a construção das noções espaço-geométricas por alunos da educação infantil. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
dc.identifier.file000727711.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120392
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEpistemologia geneticapt
dc.subjectEspaços generalizadospt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectGenetic epistemologypt
dc.titleInvestigação sobre a construção das noções espaço-geométricas por alunos da educação infantilpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduatePedagogia - FCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000727711.pdf
Tamanho:
879.75 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format