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Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia

dc.contributor.advisorMendonça, Marina Célia [UNESP]
dc.contributor.authorViana Junior, Luis Carlos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-05-14T16:52:17Z
dc.date.available2015-05-14T16:52:17Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEsse trabalho analisa as refrações do discurso pedagógico que, em diálogo com outros discursos, como os da mídia e da linguística, reflete-os, além de ressignificá-los. Mais especificamente, trata-se da ressignificação que os discursos pedagógicos, postos em diálogo com os discursos da mídia, fazem de conceitos da lingüística; para essa análise tem-se como foco os conceitos de coesão e coerência, esses conceitos são critérios de avaliação dos textos. Quando retirados de suas enunciações e reutilizados nos dias de hoje, esses conceitos são ressignificados de forma a se adaptarem a novas enunciações. Como abordagem metodológica para a realização deste trabalho, tem-se uma análise qualitativa dialógica do livro de Thaís Nicoleti de Camargo, Redação linha a linha (2010) (corpus desse trabalho, que representa o discurso pedagógico). No diálogo proposto sobre os conceitos de coesão e coerência textuais pode-se perceber a ressignificação causada pela nova enunciação em que esses enunciados são reutilizados. Esse trabalho, por valer-se da análise do discurso bakhtiniana, estará sempre voltado ao conceito de diálogo, colocando os discursos em contato; partindo desse ponto, busca-se entender quais discursos dialogam com a produção do discurso pedagógico no livro analisado. Pode-se perceber, na análise dos conceitos de coesão e coerência textuais, que alguns discursos que dialogam com esses enunciados são os discursos de normatização e padronização. É possível dizer que a enunciação em que esses enunciados se produzem remete aos discursos do capitalismo, dos vestibulares, da atribuição de notaspt
dc.description.abstractEse trabajo analiza las refracciones del discurso pedagógico que, en diálogo con otros discursos, como el mediático y linguístico, los refleja, además de resignificalos. Más específicamente, este estudio aborda la resignificación que los discursos pedagógicos, en diálogo con los discursos de los medios de comunicación, hacen de conceptos de la linguística; para este análisis tendrá como foco los conceptos de cohesión y coherencia, que son criterios de evaluación de los textos escolares . Cuando son extraídos de su enunciación y reutilizados en la actualidad, esos conceptos son resignificados de forma que se adapten a nuevas enunciaciones. La metodología empleada para la realizar este trabajo consistió en un análisis cualitativo y dialógico, aplicado en el libro de Thaís Nicoleti de Camargo, Redação linha a linha, 2010 (corpus de ese trabajo- lo que representa el discurso pedagógico). En el diálogo propuesto sobre los conceptos de cohesión y coherencia textuales es posible percibir la resignificación causada por la nueva enunciación en que eses enunciados son reutilizados. Este trabajo, que utiliza el análisis del discurso bajtiniano, se vuelve al concepto de diálogo, poniendo los discursos en contacto; partiendo de ese punto, el trabajo tiene por objetivo entender qué discursos dialogan con la producción del discurso pedagógico, como en el libro Redação linha a linha. Es posible percibir, tanto en el análisis de los conceptos de cohesión y coherencia textuales como en el análisis del libro todo, que algunos discursos que dialogan con esos enunciados son los discursos de normativización y estandarización. Eso se percibe porque en los conceptos de cohesión y coherencia hay una búsqueda por estandarizar los textos. Así, la enunciación en que esos enunciados se producen, remiten a los discursos del capitalismo, de la selectividad ode la atribución de notases
dc.description.sponsorshipPIBIC/Reitoria
dc.identifier.aleph000746806
dc.identifier.citationVIANA JUNIOR, Luis Carlos. Coesão e coerência: discursos da linguística e da mídia. 2013. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-04-06/000746806.pdf
dc.identifier.lattes0688738118968425
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/122965
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectBakhtin, M. M Mikhail Mikhailovich 1895-1975pt
dc.subjectLinguísticapt
dc.subjectCoesão (Linguistica)pt
dc.subjectLinguisticspt
dc.titleCoesão e coerência: discursos da linguística e da mídiapt
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
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unesp.advisor.lattes0688738118968425
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.undergraduateLetras - FCLARpt

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